Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Duas Rodas | 08/09/2015 | 11h40

Produção de motos acumula queda de 11,9%

Salão Duas Rodas e 13º salário ainda podem salvar semestre

REDAÇÃO AB

A produção nacional de motos no acumulado de janeiro a agosto somou 914,7 mil unidades, volume 11,9% menor que o do mesmo período do ano passado. O volume montado em agosto registrou alta de 11,6% sobre julho, mas apenas em virtude das férias coletivas ocorridas naquele mês. Com isso, os fabricantes instalados em Manaus continuam num ritmo semelhante ao de dez anos atrás.

As vendas no atacado, das fábricas às revendas, aumentaram 8,8% em agosto sobre julho, mas a soma dos oito meses de 2015 registra 854,7 mil motos repassadas à rede e queda de 10,1% ante igual período de 2014. Os números foram divulgados pela Abraciclo, entidade que reúne fabricantes do setor.

- Para os dados de produção acesse aqui e para vendas no atacado entre aqui

A associação dos fabricantes acredita em melhora neste segundo semestre por causa das novidades a ser mostradas no Salão Duas Rodas (de 7 a 12 de outubro no Anhembi) e também pela entrada dos décimos terceiros salários, mas o fato é que a média diária de emplacamentos continua baixa, cerca de 4,7 mil unidades, e forçará os fabricantes a rever suas projeções.

Um novo número próximo ou menor do que 1,28 milhão de unidades emplacadas em 2015 deve ser divulgado em outubro, durante o salão. A estimativa mais recente, divulgada em abril, era de 1,36 milhão de unidades.

Além da falta de confiança do consumidor na economia, a restrição ao crédito permanece como um grande problema para o segmento de motos. Segundo a Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionários, a taxa de aprovação das fichas está abaixo de 20%.

EXPORTAÇÕES TAMBÉM RECUAM

No acumulado do ano o Brasil enviou somente 36,1 mil motos ao exterior. O número é 42,1% menor que o registrado nos mesmos oito meses de 2014. O principal motivo é a sobretaxação pela Argentina às importações de motocicletas.



Tags: Motos, Salão Duas Rodas, Abraciclo, vendas no atacado.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência