Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 03/09/2015 | 14h53

Vendas do Ford EcoSport recuam 34,2%

Aumento da concorrência e mercado em queda prejudicam modelo

MÁRIO CURCIO, AB

A retração do mercado de automóveis e o aumento da concorrência tiraram parte do brilho do Ford EcoSport. O utilitário esportivo perdeu a liderança do segmento em julho para o Honda HR-V e viu suas vendas recuarem 34,2% no acumulado de janeiro a agosto na comparação com o mesmo período de 2014. O Honda já abre vantagem de 3,7 mil unidades para o Ford. Os números foram divulgados pela Fenabrave, entidade que reúne as associações de concessionários.

- Veja aqui os números da Fenabrave

O Renault Duster, terceiro mais vendido do segmento, teve 22,9 mil emplacamentos em 2015. Caiu 23%, mas exibe uma pequena diferença de pouco mais de 700 unidades para o EcoSport no acumulado do ano.

Assim como ocorreu com o Ford, o aumento da concorrência também vem sufocando o Chevrolet Tracker. Até agosto de 2014 ele ocupava a quarta posição no ranking dos SUVs. Neste ano, porém, rolou para a nona posição, Foram 6,2 mil unidades emplacadas em 2015, 39% abaixo do que conseguiu nos mesmos meses do ano passado.

O Jeep Renegade ocupa a quarta posição no acumulado do ano, mais foi o segundo SUV mais emplacado em julho e agosto, atrás apenas do HR-V. O Hyundai Tucson caiu do terceiro para o sexto posto no período. Os sinais da idade do veterano resultaram na queda de 28,9% em suas vendas. Outro Hyundai, o ix35, conseguiu segurar a quinta posição com 10,9 mil unidades licenciadas e ainda obteve alta de 10,1% sobre os mesmos meses do ano passado. O lançamento da linha 2016 (veja aqui) deve manter suas vendas aquecidas.

O Mitsubishi ASX mostra desempenho razoável em 2015. Subiu uma posição no ranking. As 7 mil unidades vendidas no período resultaram em queda de 8,1%, bem menor que a retração média para automóveis, próxima a 20%.

Veja abaixo a evolução do segmento de utilitários esportivos:


Fonte: Fenabrave



Tags: Ford, EcoSport, Renault, Duster, Chevrolet, Tracker, Mitsubishi, ASX, Hyundai, Tucson, iX35, Honda, HR-V, Jeep, Renegade.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência