Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 31/08/2015 | 19h31

Cresce a diferença nos financiamento de novos e usados

Cetip aponta preferência pelos usados por permitirem parcelas menores

REDAÇÃO AB

Levantamento da Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), aponta nova tendência na preferência dos consumidores para o financiamento de veículos: os modelos usados ganham mais adeptos por se tratar de uma opção financeiramente mais atrativa com relação aos novos, cujos preços elevam o nível de comprometimento da renda.

“Em meio às incertezas econômicas, o consumidor continua optando por parcelas menores no financiamento. Assim, os usados vêm crescendo, enquanto os novos estão recuando”, defende Marcus Lavorato, gerente de relações institucionais da Cetip.

Os números confirmam a preferência pelas parcelas menores: o financiamento de usados entre janeiro e julho caiu apenas 1,9% sobre iguais meses de 2014, passando de 1,64 milhão para 1,61 milhão. Na mesma base de comparação, os financiamentos de novos recuaram expressivos 22,4%, de 1,12 milhão para 873,8 mil unidades. Os dados consideram apenas automóveis e comerciais leves. Vale notar que proporcionalmente, o volume de usados é muito maior que o de novos financiados no período acumulado.

Entre os usados, o destaque fica por conta dos modelos com 4 a 8 anos de uso: o volume de financiamento desses veículos cresceu 2,6% no acumulado, o que ajudou a reduzir o índice de queda do total dos financiamentos de usados. Em julho, entre todas as faixas etárias consideradas para automóveis leves, essa mesma categoria, de 4 a 8 anos, foi a única a apresentar aumento no número de financiados, superando inclusive o índice de aumento do volume de novos leves financiados.



Ainda de acordo com os dados, o bom desempenho dos usados também pode ser observado nos financiamentos realizados via consórcio: de janeiro a julho, apresentou alta de 20,9%, na comparação anual. Os dados consideram as aquisições de veículos leves por cotas contempladas.



Tags: Financiamentos, novos, usados, vendas, consórcio, Cetip.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência