Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Elétricos pagarão só metade do IPVA em São Paulo

Legislação | 24/08/2015 | 16h44

Elétricos pagarão só metade do IPVA em São Paulo

Regulamentação servirá de estímulo para outros municípios, analisa ABVE

REDAÇÃO AB

A prefeitura de São Paulo assinou um decreto que regulamenta a isenção da metade do IPVA para veículos elétricos emplacados na cidade. Em cerimônia realizada na sexta-feira, 21, representantes da ABVE, Associação Brasileira do Veículo elétrico, apresentaram a proposta de também liberar os veículos elétricos do rodízio municipal.

Embora seja um tributo estadual, o IPVA tem metade de seu valor repassado às prefeituras onde os veículos são emplacados e é dessa parte que o município está abrindo mão como forma de estimular a compra desses veículos com tecnologias não poluentes. Neste ano, o requerimento da isenção deverá ser feito manualmente e a partir de 2016 o sistema estará totalmente automatizado, em formato semelhante ao da nota fiscal paulistana (feito pela internet).

Para Island Faria Costa, diretor ABVE, a lei poderá gerar um efeito cascata, levando outras prefeituras e os governos estaduais e federal a reverem a carga tributária que incide sobre os veículos elétricos.

“O custo de aquisição é um dos grandes impeditivos da disseminação desta tecnologia, que, por outro lado, é muito mais barata no abastecimento e manutenção. Além de custar menos no uso, o veículo elétrico contribui com a saúde pública, pois não gera poluição sonora e do ar.”

Estimativas da ABVE indicam que no Brasil há cerca de 3 mil veículos elétricos em circulação. “O crescimento da demanda é fundamental para gerar a escala necessária para termos produção local de carros elétricos. A tecnologia do carro elétrico tem potencial para estimular a substituição da atual frota, com tremendos efeitos sobre toda a cadeia automotiva, incluindo uma forte geração de empregos”, destaca.

Segundo o executivo, a isenção do IPVA deve ser mais um estímulo para que os paulistanos procurem saber mais sobre o veículo elétrico.

“Os carros elétricos são tão eficientes que o valor gerado pela economia com abastecimento e manutenção chega a cobrir parte significativa de seu financiamento. Mesmo com o aumento da conta da luz, abastecer um veículo elétrico custa menos que um modelo convencional”, conclui.



Tags: Veículos elétricos, IPVA, isenção, ABVE.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência