Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Comerciais | 14/08/2015 | 20h41

Ônibus elétrico da BYD chega em São Paulo

Fabricante chinesa inicia 1ª fase de testes de articulado na capital paulista

REDAÇÃO AB

A BYD começa a expandir sua atuação nas cidades brasileiras com o início da primeira fase de testes do ônibus elétrico em São Paulo, em parceria com a SPTrans, que opera o transporte público de passageiros na cidade. O modelo K11, um articulado de 18,9 metros de comprimento de piso baixo e movido a bateria, foi desenvolvido para atender os mercados de BRT dos Estados Unidos e da América Latina. Possui autonomia de 260 km e acomoda até 120 passageiros.

Os testes serão acompanhados e auditados por uma empresa de auditoria credenciada pela SPTrans durante todos o trajeto da simulação de operação em rotas pré-estabelecidas pela SPTrans.

Uma segunda fase de testes já está prevista para começar em novembro deste ano, com um segundo ônibus elétrico fabricado na unidade da BYD em Lancaster, Califórnia, nos Estados Unidos. O novo veículo virá para o Brasil para a segunda etapa dos testes em São Paulo, desta vez para operar em linhas comerciais, com passageiros. Em setembro, está prevista a visita de técnicos da SPTrans na fábrica para vistoria do veículo, uma nova versão do K11 desenvolvida especialmente para o mercado brasileiro.

São Paulo é a segunda cidade onde a BYD começa a testar seus veículos. Em julho, 10 ônibus elétricos começaram a rodar em linhas regulares de Campinas (leia aqui), onde a empresa de origem chinesa planeja o investimento total de US$ 400 milhões para a construção de um complexo industrial para abrigar uma fábrica de chassis de ônibus elétricos, um centro de pesquisa e desenvolvimento e linhas de montagem de baterias recarregáveis e de painéis solares fotovoltaicos.

Em maio deste ano, a companhia previu inaugurar a primeira fase da fábrica (a de chassis de ônibus) em julho (leia aqui). Desta vez, uma nova previsão aponta que a abertura das portas da nova unidade deve acontecer ainda este ano, em outubro.



Tags: BYD, ônibus elétrico, K11, fábrica, Campinas.

Comentários

  • Luciano

    Precisamos desses ônibus em todas capitais do Brasil, para despoluir o meio ambiente. Seja bem vinda BYD.

  • jairo vidal

    Por 2 oportunidades, estive visitando uma das unidades industriais da BYD na China. Por 2 anos, na China usei um BYD FO, excelente relação de custo e beneficio. Os ônibus BYD, rodam em toda a China e Europa. Agora nos USA, estão fazendo historia. No Brasil, encontrarão uma barreira chamada proteção ao Diesel, que rende mais na venda para o governo. Os fabricantes nacionais de chassis e carrocerias que se prepare, virão mais chineses peso pesados em breve.

  • PAULO MOTTA

    Isso só vem comprovar que os Chineses fazem produtos de qualidade reconhecida mundialmente, parabéns a BYD.

  • Samy Selmi-Dei

    Parabéns BYD. Finalmente um produto inteligente circulando nas cidades brasileiras contribuindo para a redução da poluição do ar e sonora. E, também, gerando empregos.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência