Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Lançamentos | 12/08/2015 | 20h45

Lifan X60 2016 mantém preço de R$ 59.990

SUV montado no Uruguai recebeu retoques estéticos e melhorias

MÁRIO CURCIO, AB | De Salto (SP)

As concessionárias Lifan começam a receber a linha 2016 do utilitário esportivo X60. O SUV é montado no Uruguai em regime SKD a partir de kits trazidos de Chongqing, na China. A versão de entrada Talent manteve o preço de R$ 59.990. Mais completa, a Vip tem tabela de R$ 63.990 por causa do teto solar e das rodas deliga leve de 18 em vez de 16 polegadas.

“Esperamos vender cerca de 500 unidades por mês”, afirma o diretor de marketing, Luiz Zanini. A produção no Mercosul inclui o uso de componentes do Uruguai, da Argentina e do Brasil. Pneus, rodas, baterias, chicotes elétricos e vidros são alguns desses itens. “Em valor, o conteúdo local está acima de 50%”, diz o gerente de engenharia, Jean Paul Ricard.

A operação no país vizinho não inclui pintura ou armação da carroceria, mas em 2014 ficou um pouco mais complexa com a abertura de uma linha onde são montados os motores, que no início vinham inteiros da China.

O QUE MUDOU NO MODELO 2016

As alterações no X60 foram pequenas. As mais perceptíveis estão na grade dianteira, que trocou as barras horizontais por verticais, e nas lanternas traseiras, ainda por LEDs, mas com nova distribuição interna. As caixas de roda receberam uma moldura plástica e o motor, uma cobertura. As rodas da versão Vip têm agora 18 polegadas.


Versão Vip (esquerda) tem rodas de 18 polegadas e teto solar. Grade dianteira e lanternas traseiras são diferentes na versão 2016 e as caixas de roda agora têm moldura plástica

O câmbio foi trocado por outro modelo e teve as relações de primeira, ré e do diferencial encurtadas. Ainda não há opção automática nem há previsão de quando chega. Os amortecedores foram recalibrados e as molas a gás da tampa traseira também. Ficou mais fácil abrir e fechar o porta-malas. A nova central multimídia agora utiliza tela sensível ao toque. A Lifan alterou a espuma dos bancos e o revestimento, que ainda é de couro sintético.

COMO É O UTILITÁRIO ESPORTIVO

Automotive Business dirigiu o X60 por cerca de 30 quilômetros em estrada. O carro mantém características como a boa posição de dirigir e o grande espaço para quem viaja no banco traseiro. O porta-malas tem 405 litros. É maior que o do Ford EcoSport (362 litros) e menor que o do Renault Duster 4x2 (475 litros).

O Lifan permanece bem equipado. Tem câmera de ré, sensores traseiros de estacionamento e a central multimídia inclui navegador GPS. O X60 traz também freios a disco nas quatro rodas, sistema Isofix para engate de cadeirinhas infantis. Vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico são todos de série. O ar-condicionado e direção assistida também.

Apesar da mudança na transmissão, o motorista ainda estranha o engate da quinta marcha nas primeiras tentativas, como na geração anterior. As acelerações em segunda marcha são lentas e as retomadas em quarta marcha a 100 km/h também. Para ultrapassar em estrada, boa mesmo só a terceira marcha. O X60 utiliza um motor 1.8 de 16 válvulas e 128 cavalos. Talvez pelo trajeto de nosso primeiro test drive (em 2013 no Uruguai), essa falta de agilidade não havia sido notada antes.



Tags: Lifan, X60, Talent, Vip, Luiz Zanini, Jean Paul Ricard.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência