Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Engenharia | 12/08/2015 | 16h27

Randon terá centro de desenvolvimento na PUC RS

Instituto de tecnologia e inovação unirá know how da indústria com o da academia

REDAÇÃO AB

A Randon inaugura na sexta-feira, 14, uma nova unidade do centro de desenvolvimento tecnológico Instituto Hercílio Randon de Tecnologia e Inovação (IHR), que ficará baseada no Parque Científico e Tecnológico da PUC RS, a Tecnopuc, localizado em Porto Alegre. Em Caxias do Sul, os engenheiros da IHR já dispõem de sala própria nas instalações da Castertech Fundição e Tecnologia, onde são realizados encontros para elaboração de planos e projetos, que por sua vez são levados para o instituto em Porto Alegre.

“Trata-se da aproximação efetiva da empresa à universidade, num ambiente propício para transformar o conhecimento em resultados e trazer aperfeiçoamento aos profissionais envolvidos”, afirma o diretor vice-presidente de administração e finanças das Empresas Randon, Daniel Randon, que também responde pela presidência do instituto. Além de Daniel, estarão presentes na cerimônia de inauguração o presidente do conselho de administração e fundador da empresa, Raul Anselmo Randon, o diretor presidente das Empresas Randon, David Randon, e o filho do homenageado que dá nome ao instituto, Adriano Randon, além dos demais diretores.

Idealizado para ser um centro gerador de novos produtos que agreguem benefícios ao cliente final e à sociedade, o instituto também servirá para a troca de experiências com a área de engenharia das Empresas Randon, cujos profissionais vão orientar trabalhos de conclusão de curso (TCC) das engenharias, o que permitirá aos alunos direcionar seu conhecimento para a especialização, associando conhecimento acadêmico ao prático.

Cada projeto terá sua própria alocação de recursos e o instituto, que conta com sala de reunião, tela de projeção e internet, servirá como ponto de convergência para engenheiros e a comunidade científica e empresarial.

Para o superintendente do instituto e diretor corporativo das Empresas Randon, Norberto Fabris, a parceria com o Tecnopuc contará com os vários campos específicos de conhecimento da universidade, além de proporcionar intercâmbio com empresas, universidades e institutos nacionais e internacionais. Toda a infraestrutura da Tecnopuc estará disponível aos engenheiros, assim como o campo de provas das Empresas Randon, localizado na Serra gaúcha.

“A parceria do IHR com a PUCRS demonstra o quanto empresas de longa tradição estão atentas aos movimentos mundiais de inovação, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade onde estão inseridas”, enfatiza Rafael Prikladnicki, diretor do Tecnopuc. Para o diretor da Faculdade de Engenharia da PUCRS (Feng), Carlos Alexandre dos Santos, esta cooperação proporcionará experiências também no ambiente fabril. “Isto permite que o aprendizado e a troca de experiências nas diversas áreas das engenharias sejam baseados na resolução de problemas vivenciados no dia-a-dia da empresa”, considera.



Tags: Randon, centro de desenvolvimento, PUC RS, tecnologia, inovação, Tecnopuc.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência