Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Ex-Ford Brasil, Engle comandará a GMSA
Barry Engle (esquerda) substituirá Jaime Ardila no comando das operações sul-americanas da GM

Carreira | 28/07/2015 | 20h26

Ex-Ford Brasil, Engle comandará a GMSA

Executivo substituirá Ardila, que vai se aposentar até o fim do ano

PEDRO KUTNEY, AB

Após quase três décadas trabalhando na General Motors, Jaime Ardila, que completou 60 anos na semana passada, anunciou que vai se aposentar no fim deste ano. Seu cargo atual, de vice-presidente executivo e presidente da GM South America (GMSA), será ocupado por um executivo já bastante conhecido no setor automotivo brasileiro: Barry Engle, 51 anos, que foi presidente da Ford Brasil e Mercosul entre 2005 e 2006.

Ardila começou sua carreira na GM em 1984, em seu próprio país, a Colômbia. Em seus 29 anos na empresa, ocupou diversos cargos na América do Norte, Europa e América do Sul. O executivo foi nomeado presidente da GM Brasil e Mercosul no fim de 2007. Três anos depois, em 2010, assumiu a recém-criada divisão sul-americana da companhia, a GMSA. “Nós conseguimos um enorme progresso na América do Sul, sob sua liderança e sou pessoalmente agradecido por seu suporte e conselhos estratégicos que ele me ofereceu durante os últimos quatro anos”, disse Dan Ammann, presidente mundial da GM Company, presente à comunicação da aposentadoria de Ardila, no mesmo dia em que foi anunciado o maior programa de investimento já feito pela GM no Brasil, de R$ 13 bilhões entre 2014 e 2019 (leia aqui).

“Foi uma decisão pessoal de sair, para passar mais tempo com a família”, disse Ardila, que no próximo ano deverá se mudar para Miami, nos Estados Unidos. “Talvez faça algum tipo de consultoria, pretendo voltar muitas vezes aqui. Mas com certeza não vou trabalhar para nenhum concorrente”, afirmou o colombiano.

BARRY ENGLE DE VOLTA AO BRASIL

Em sua nova posição, Engle será responsável pelas operações da GM no Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru, Colômbia, Equador e Venezuela. Ele também será um membro do comitê executivo da GM, reportando-se ao presidente mundial Dan Ammann.

Engle tem longa carreira executiva. Começou a trabalhar na Ford em 1992, onde ocupou diversas posições de liderança nos Estados Unidos, México, Japão, Brasil e Canadá. Saiu em 1997 para ser concessionário das marcas Chrysler-Plymouth-Jeep em Salt Lake City, Utah, Estados Unidos, mas voltou à Ford em 2000 e ficou até 2008, quando foi nomeado CEO da New Holland Agricultural Equipment. De 2011 a 2014 foi presidente da fabricante de carros elétricos norueguesa Think. Na sequência assumiu o comando da Agility Fuel Systems, que fornece sistemas de combustível a gás para veículos pesados. “Barry traz uma bagagem de liderança, perspectiva global e experiência do setor automobilístico. “Ele também conta com uma valiosa experiência operacional no mercado brasileiro em posições que já ocupou no passado”, destacou Ammann.

A primeira passagem de Engle pelo Brasil foi entre 2001 e 2003, quando foi diretor de marketing, vendas e serviços da subsidiária da Ford no País. O executivo foi um dos idealizadores da campanha em que o presidente da empresa na época, Antonio Maciel Neto, aparecia em um comercial de TV desafiando consumidores a fazer um test drive com um Ford, e caso optasse por outra marca receberia R$ 100. Após a campanha a marca, que em 2001 registrou sua pior participação no mercado brasileiro, com 7,8% das vendas, conseguiu aumentar o porcentual para 9,9% em 2002 e 11,5% em 2003.

Engle voltou ao Brasil em 2005 justamente para substituir Maciel na presidência da Ford, mas foi embora no ano seguinte para assumir o comando da empresa no Canadá, onde ficou até 2008. Engle é graduado em economia, com especialização em espanhol, pela Brigham Young University, e tem MBA pela Wharton School, da Universidade da Pensilvânia. Ele fala espanhol e português.



Tags: GM, General Motors, GMSA, GM South America, carreira, Jaime Ardila, Barry Engle.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência