Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 23/07/2015 | 14h50

Bosch e Tomtom firmam parceria para desenvolver mapas de precisão

No futuro, o recurso será usado em veículos altamente automatizados

REDAÇÃO AB

A Bosch e a Tomtom estão trabalhando em conjunto para desenvolver mapas de alta precisão para aplicação em carros autônomos. A tecnologia já está em teste em veículos com a tecnologia que rodam em caráter experimental em estradas na Alemanha e nos Estados Unidos.

A cooperação prevê que a Bosch se baseie em seu trabalho de engenharia de sistemas para definir as especificações que dos mapas. Já a Tomtom utiliza as determinações da companhia para desenvolver os recursos cartográficos. A ideia é que, até o fim deste ano, carros que não demandam participação tão ativa do motorista rodem com os dispositivos desenvolvidos pela parceria em todas as estradas alemãs em testes.

A Bosch já trabalha há alguns anos no desenvolvimento de carros totalmente autônomos. A empresa já tem protótipos avançados, mas estima que a tecnologia só vai se tornar viável para o mercado a partir de 2025 (leia aqui). Antes disso, no entanto, a companhia espera que versões que circulam de forma automatizada apenas em condições de estradas e rodovias vão se popularizar. É justamente para este momento que a fabricante espera a evolução da demanda por mapas de alta precisão, ferramenta tida como essencial para que os veículos autônomos operem plenamente.

A ideia é que estes mapas sejam muito mais exatos, com perfeição de decímetros. Além disso o material cartográfico precisará ter mais camadas. A primeira delas é a tradicional, usada para traçar rotas de um ponto a outro com o trajeto a ser percorrido. Outra camada necessária é a de localização, que fornecerá dados que serão usados pelo carro automatizado para calcular sua posição dentro da faixa de rodagem e calcular mudanças e manobras. Para fazer isso, o sistema precisa definir a localização em relação à estrada e aos arredores, incluindo informações de sinais de trânsito, limites de velocidade, curvas e declives.



Tags: Bosch, Tomtom, mapas, parceria, carro autônomo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência