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VW cria conselho e sede da Truck & Bus

Comerciais | 22/07/2015 | 20h00

VW cria conselho e sede da Truck & Bus

Divisão ficará sediada na cidade de Braunschweig, na Alemanha

PEDRO KUTNEY, AB

Foram divulgados na quarta-feira, 22, os nomes dos integrantes do conselho de administração da recém-criada divisão Volkswagen Truck & Bus GmbH, formalizada em maio passado (leia aqui) para centralizar sob um mesmo guarda-chuva corporativo as três fabricantes de veículos comerciais pesados pertencentes ao Grupo Volkwagen: MAN Truck & Bus, Scania e MAN Latin America (que integra a marca Volkswagen de caminhões e ônibus). Foi estabelecido ainda que a unidade ficará sediada em Braunschweig, cidade no Noroeste da Alemanha próxima da sede do Grupo VW em Wolfsburg, também no Estado da Baixa Saxônia, que tem participação acionária na companhia.

Como já havia sido decidido em maio, o atual presidente do Grupo VW, Martin Winterkorn, também vai presidir o conselho de administração da Volkswagen Truck & Bus GmbH. Os representantes dos acionistas que se juntam a Winterkorn são Hans Dieter Pötsch, membro da diretoria do Grupo VW responsável por finanças e controladoria; Francisco Javier Garcia Sanz, outro diretor da companhia no comando das compras; Daniela Behrens, secretária do Ministério da Economia, Emprego e Transporte da Baixa Saxônia; Leif Östling; e Ferdinand Oliver Porsche.

Os representantes dos empregados no conselho de administração da VW Truck & Bus são Bernd Osterloh, presidente do conselho de trabalhadores do Grupo VW; Gunnar Kilian, secretário-geral do mesmo conselho; Athanasios Stimoniaris, presidente do conselho de trabalhadores do Grupo MAN; Günter Pröbsterm, presidente do conselho de trabalhadores da fábrica da MAN em Nuremberg; Johan Järvklo, representante do Sindicato Sueco dos Metalúrgicos na Scania; e Lisa Lorentzon, representante da Federação de Trabalhadores Assalariados da Indústria e Serviços na Scania.

“A composição do conselho de administração representa o próximo grande passo em direção ao fortalecimento da nossa importante área de negócios de veículos comerciais. O conselho e a diretoria trabalharão juntos para aproximar mais os nossos negócios com caminhões de médio e grande porte e suas marcas Scania, MAN Truck & Bus e MAN Latin America, além de desenvolvê-los com êxito”, destacou Winterkorn em nota.

“Em um próximo passo, a diretoria e o conselho vão desenvolver a estratégia geral para as nossas marcas de caminhões. Nossa meta concreta é a de desenvolver uma aliança entre MAN, Scania e MAN Latin America para nos tornarmos um líder mundial”, disse Andreas Renschler, membro da diretoria do Grupo Volkswagen responsável por veículos comerciais. “Os colegas da MAN e da Scania estão integrados em pé de igualdade no conselho e, portanto, podem representar seriamente os interesses dos empregados de suas fábricas”, pontuou Bernd Osterloh, presidente do conselho de trabalhadores do Grupo da Volkswagen. “Decidir por uma localização neutra (Braunschweig) para a sede de veículos comerciais é uma boa ideia. É para funcionar como uma ligação entre as marcas fortes e independentes”, acrescentou.

CORTES E A RECRIAÇÃO DA VWCO

O brasileiro Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America, fará parte da diretoria (board of management) da nova holding. Foi Cortes quem comandou, ainda nos anos 1990, a formação de uma unidade de negócios de veículos comerciais da Volkswagen do Brasil. Em dezembro de 2002 ele assumiu a vice-precidência executiva da divisão e levou a marca à liderança do mercado brasileiro de caminhões acima de 6 toneladas. Foi nomeado presidente em 2007, quando foi criada formalmente a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) como uma empresa independente. A MAN comprou a VWCO em 2009 e Cortes foi mantido no comando da subsidiária latino-americana. Agora, aos 59 anos, o executivo volta a integrar a diretoria da holding cujo nome ajudou a criar.

O primeiro lugar no mundo onde a Volkswagen produziu e vendeu caminhões com sua marca foi no Brasil, a partir dos anos 1981, uma herança que veio com a compra das operações brasileiras da Chrysler, um ano antes. Por coincidência, foi no mesmo ano da criação formal da VWCO como uma empresa, em 2007, que o Grupo Volkswagen decidiu iniciar o projeto de criação de sua divisão de veículos comerciais pesados.

Na época, o Grupo VW já era dono da VWCO e também o maior acionista individual da Scania e MAN. Primeiro, a companhia pôs fim à tentativa de aquisição hostil da Scania que a MAN tentava fazer. Depois, fez esta comprar a VWCO, em 2009. Nos anos seguintes, foi gradativamente adquirindo mais ações das duas fabricantes, até assumir o controle acionário de ambas. Esse processo durou até o ano passado e culminou na criação (ou recriação) da Volkswagen Truck & Bus (ou Caminhões e Ônibus), agora como holding internacional.



Tags: Grupo VW, Volkswagen Truck & Bus, MAN, Scania, Volkswagen, caminhões, veículos comerciais.

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