Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Certificação | 22/07/2015 | 16h55

Britânica VCA vai certificar emissões e ruídos para o Ibama

Agência poderá homologar veículos conforme normas do Proconve e Promot

PEDRO KUTNEY, AB

A agência de certificação automotiva do governo britânico, a VCA, que abriu escritório no Brasil em 2013 (leia aqui), agora poderá certificar níveis de emissões e ruídos de veículos vendidos no Brasil. Na terça-feira, 21, foi assinado o acordo de cooperação técnica com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que habilita a VCA como Agente Técnico Conveniado (ATC), que dessa forma agora pode emitir certificados para fabricantes e importadores de carros, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e rodoviárias, motores e motos, para o enquadramento às normas do Proconve e Promot, obrigatórias para qualquer veículo comercializado no País.

Como agente do Ibama, a VCA acompanha os ensaios para aferição de emissões e ruídos feitos nas instalações dos fabricantes ou em laboratórios conveniados. A agência já tem acordo de utilização com o Lactec de Curitiba (PR) para realizar testes de empresas que não têm facilidades próprias. Se as medições estiverem de acordo com os padrões do Proconve ou Promot, é conferida a certificação para que o Ibama possa emitir a Licença para Uso da Configuração de Veículo Automotor ou Motor (LCVM).

A VCA é o segundo ATC habilitado pelo Ibama para certificar emissões e ruídos veiculares no Brasil, serviço que teve a demanda aquecida nos últimos anos com a chegada de novas marcas e veículos no País. Dessa forma, passa a representar uma opção adicional que contribui para reduzir o tempo necessário para lançamento de produtos no mercado. “Os potenciais clientes são todos os fabricantes e importadores instalados no Brasil que necessitam obter a LCVM do Ibama para comercializar seus veículos”, afirma Carlos Bonote, vice-presidente da VCA South America, que tem escritório localizado dentro do consulado britânico de São Paulo.

Além dos testes de ruídos e emissões, em outros países a VCA também acompanha e certifica ensaios de segurança veicular, como crash test ou verificação de freios, iluminação, cintos de segurança etc. A agência tem 13 escritórios espalhados pelo mundo e é ligada ao Departamento de Transportes do Reino Unido. Desde a abertura da representação no Brasil, a VCA vinha realizando certificações para exportadores de veículos. Agora, com a habilitação do Ibama, poderá também certificar produtos vendidos no mercado brasileiro.



Tags: VCA, Ibama, emissões, certificação, Proconve, Promot.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência