Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 17/07/2015 | 19h00

Vendas do Grupo VW caem 0,5% no 1º semestre

Retração foi puxada pelo desaquecimento do mercado chinês

REDAÇÃO AB

As vendas mundiais do Grupo VW no primeiro semestre de 2015 somaram 5,04 milhões de unidades, resultando em leve queda de 0,5% ante o mesmo período do ano passado. Do número total, 2,95 milhões eram automóveis da marca Volkswagen, que registraram recuo de 3,9% ante os primeiros seis meses de 2014, provocado especialmente pela retração do mercado chinês.

As vendas do Grupo VW no continente europeu totalizaram 2,11 milhões de veículos, alta de 3,7% sobre o primeiro semestre de 2014. A Europa Ocidental (exceto Alemanha) adquiriu 1,14 milhão de unidades, aumento de 6,9%. Os alemães compraram 668,3 mil unidades, 6,7% a mais. A porção oriental do Velho Continente absorveu somente 304 mil veículos do Grupo VW, 11,6% abaixo da primeira metade do ano anterior.

O semestre foi favorável para o Grupo VW na América do Norte, onde as entregas atingiram 451,2 mil unidades e alta de 6%. Principal mercado da região, os Estados Unidos adquiriram 295 mil veículos do grupo, anotando discreta alta de 2,4%. Na região da América do Sul, no entanto, as 297,3 mil unidades levaram a uma retração de 22,5%. Com 211,8 mil veículos, o Brasil registrou queda ainda mais alta, de 29,6%.

Na Ásia-Pacífico, a venda de 1,94 milhão de unidades do Grupo VW no primeiro semestre resultou em queda de 3%. Os recuo foi acentuado pela China, onde a entrega de 1,74 milhão de veículos foi 3,9% menor que no primeiro semestre do ano passado.

DESEMPENHO POR MARCA

Das marcas do Grupo VW vale destacar o bom desempenho da Porsche neste primeiro semestre. Com 114 mil unidades, o resultado ficou 29,8% acima do registrado nos primeiros seis meses do ano passado. A aceitação do novo utilitário esportivo Macan. A Audi cresceu bem menos, embora com volume maior: 902,4 mil automóveis e alta de 3,8% no semestre.

A marca tcheca Skoda vendeu 544,3 mil veículos de janeiro a junho, crescendo 4,2%. Com 216,5 mil veículos, a espanhola Seat teve acréscimo de 8,2%.

A divisão VW Veículos Comerciais entregou 223 mil unidades e obteve pequeno crescimento de 2,4%. A marca MAN vendeu 49,9 mil unidades e anotou queda de 13,5% ante o primeiro semestre de 2014. Com 37 mil veículos, a Scania também recuou, mas somente 3,7%.



Tags: Grupo VW, Volkswagen, Audi, Porsche, Skoda, Seat, Scania, MAN.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência