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Jeep Renegade tem pontuação máxima em segurança

Leves | 15/07/2015 | 14h54

Jeep Renegade tem pontuação máxima em segurança

Latin Ncap avaliou ainda Fiat Palio e deu nota zero ao Chery QQ

GIOVANNA RIATO, AB

Se os consumidores estiverem preocupados com segurança nos carros, a boa performance do Jeep Renegade no mercado brasileiro deve continuar. O utilitário esportivo recebeu cinco estrelas no teste do Latin NCAP, a melhor pontuação possível no Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e Caribe. A iniciativa, que é ligada ao Global NCAP, verificou que o modelo oferece proteção máxima tanto para adultos quanto para crianças em caso de colisão. É a primeira vez que um carro produzido no Brasil alcança resultado tão bom.

Até então, os únicos veículos nacionais reconhecidos com cinco estrelas nos testes da entidade foram Volkswagen Up!, Ford EcoSport e Toyota Corolla. Estes modelos, no entanto, tiveram a melhor performance apenas para adultos. Na avaliação da proteção para crianças, o modelo da marca alemã recebeu 3 estrelas e o da Ford e o da Toyota foram classificados com 4 estrelas.

A segunda bateria de testes da fase 6 do programa, que foi divulgada na quarta-feira, 15, indica que o SUV fabricado em Goiana (PE) tem estrutura forte capaz de garantir bom desempenho em segurança já na versão mais básica, que oferece airbag duplo frontal, freios ABS e alerta para o uso de cinto de segurança. “Estamos muito satisfeitos de ver como alguns fabricantes levam a sério a segurança infantil. Está na hora de todas as montadoras considerarem este assunto da mesma forma. Espero que em breve possamos ver modelos populares acessíveis atingindo as cinco estrelas”, destacou Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP, em comunicado distribuído pela entidade.



QQ: NOTA ZERO


Em contraste com o bom resultado do Jeep Renegade está o novo Chery QQ, que não recebeu sequer uma estrela nos testes do programa. Segundo o Latin NCAP, o carro, chamado de IQ em outros países da América Latina, tem estrutura instável e não oferece airbags. O modelo avaliado não é o vendido no Brasil. A versão que chega ao mercado nacional tem airbag duplo frontal e freios ABS, itens obrigatórios desde 2014 pela legislação brasileira. A Chery planeja começar a produzir o carro no País na planta de Jacareí (SP), mas ainda não foi divulgado se a versão brasileira será equipada com algum outro item de segurança além dos compulsórios.

Furas avalia a performance do compacto chinês como decepcionante. “Os resultados dos testes de impacto são dramáticos”, apontou. Além do alto risco para ocupantes adultos em caso de colisão, o modelo não oferece qualquer proteção às crianças. O Latin NCAP destaca que a Chery nem mesmo especifica o tipo de cadeirinha que deve ser usado para o transporte dos pequenos. “Tivemos que escolher aleatoriamente a cadeirinha para os testes”, lamenta.

“Alguns fabricantes ainda não se comprometem com a segurança viária nem com os consumidores da região”, critica María Fernanda Rodríguez, presidente do Latin NCAP. A organização garante estar empenhada em motivar a evolução do nível de segurança dos carros vendidos localmente que, em muitos casos, ainda não atendem ao patamar mínimo indicado pelas Nações Unidas.

FIAT PALIO

Nesta bateria de testes, a nota intermediária ficou para o Fiat Palio, que já tinha sido avaliado em 2014 e, depois de atualização no sistema que alerta para o uso de cinto de segurança, foi submetido a nova análise e teve classificação melhor. O modelo fabricado a partir de julho de 2015 ganhou 4 estrelas em proteção para adultos e 3 para crianças por causa da inclusão de especificações para a instalação das cadeirinhas no banco de trás no manual do veículo.

Assista aos testes de impacto do Latin Ncap:

Jeep Renegade


Chery QQ


Fiat Palio



Tags: Jeep, Renegade, Latin Ncap, segurança, teste, impacto, Chery, QQ.

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