Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Michelin lança pneu comercial urbano

Aftermarket | 02/07/2015 | 18h43

Michelin lança pneu comercial urbano

Novo Agilis tem medidas de 15 e 16 polegadas e preço inicial de R$ 499

MÁRIO CURCIO, AB

A Michelin mostrou a nova geração do pneu Agilis, voltado a veículos comerciais urbanos como VUCs, furgões e vans. Em média, o lançamento dura 40% a mais que os principais concorrentes, percorre sete metros a menos em frenagens com piso molhado, três a menos no seco e gera economia de 2% de combustível. Outra vantagem informada é a maior resistência a furos. A versão mais utilizada (205/70 R15 106/104R) chega aos revendedores de São Paulo com preço sugerido de R$ 499.

A maioria das medidas disponíveis (inclusive a citada acima) é fabricada em Itatiaia (RJ). “O restante vem de fábricas da Europa, tanto da França como da Alemanha”, afirma o gerente de marketing da Michelin para a América do Sul, Anoildo Mattos.

Segundo o executivo, o produto tem como destino o mercado de reposição. Os Agilis para rodas de 15 polegadas calçam, por exemplo, Hyundai HR, Kia Bongo, Jinbei Topic, Peugeot Boxer, Mercedes-Benz Sprinter e Fiat Ducato. Os de 16 polegadas são aplicáveis aos Renault Master, Ford Transit e Iveco Daily. A Michelin se apoia tanto na reposição como na expectativa de retomada de mercado a partir de 2017, maior no caso dos veículos comerciais.

A fábrica de Itatiaia foi ampliada em 2012. Tem capacidade instalada de cerca de 5 milhões de unidades ao ano, segundo informação divulgada pela Michelin na cerimônia de reinauguração. Embora aponte perueiros de lotação e do transporte escolar como potenciais compradores, Mattos reconhece que muitos desses clientes acabam procurando pneus mais acessíveis.

“Eles reconhecem a superioridade do produto, mas muitas vezes não cabe no bolso deles. O desafio é fazê-los perceber as vantagens”, diz o executivo. Ele admite também que a estratégia da Michelin será ressaltar as qualidades do novo Agilis para aqueles que já controlam seus gastos, os frotistas.

TECNOLOGIAS APLICADAS

Entre as tecnologias utilizadas no pneu Agilis estão a Compactread, que impede a movimentação indesejada dos blocos de borracha, reduzindo deformações, aumentando a área de contato e melhorando a aderência.

Para reduzir a possibilidade de furos a Michelin utilizou o que chama de Maxshield, uma combinação entre cabos metálicos mais grossos e uma banda de rodagem composta por sílica, que propicia maior resistência a perfurações sem aumentar peso nem prejudicar a economia de combustível.



Tags: Michelin, Itatiaia, Anoildo Mattos, Agilis, Hyundai HR, Kia Bongo, Jinbei Topic, Peugeot Boxer, Mercedes-Benz Sprinter, Fiat Ducato, Renault Master, Ford Transit, Iveco Daily.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência