Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 26/06/2015 | 14h10

Carro autônomo do Google chega às ruas

Testes do modelo já avançam para as vias públicas da Califórnia

REDAÇÃO AB

Assim como as montadoras, o Google avança rápido no desenvolvimento de seu carro totalmente autônomo, capaz de rodar sem interferência de um motorista. A gigante de tecnologia mostra o empenho para se firmar na indústria automotiva e divulgou imagens de seu projeto, chamado de Google Self-Driving Car.

Depois de rodar mais de 1 milhão de milhas em testes, o modelo ganhou autorização para circular em vias públicas na cidade de Mountain View, na Califórnia, onde fica a sede da companhia. Por segurança, a velocidade máxima permitida para o veículo é de 40 km/h. O objetivo é evitar colisões ou qualquer outro acidente. Apesar de o automóvel não precisar de um condutor, nesta etapa do desenvolvimento a empresa garantirá que cada carro rode com o que chama de “motorista de segurança”. Este profissional poderá assumir o controle da condução se for necessário.

A empresa considera esta como uma importante etapa para avaliar o automóvel e fazer os ajustes necessários no projeto. Além disso, será uma oportunidade de conferir a reação das pessoas diante do modelo. Depois de testar o sistema autônomo no Toyota Prius e no Lexus RX450h, o Google desenvolveu um automóvel totalmente novo e adequado à tecnologia.

Ao contrário do que as empresas do setor automotivo têm feito, de manter seus protótipos autônomos com visual bastante familiar, o Self-Driving Car traz mudança radical. O compacto criado pela companhia tem apenas dois lugares e desenho bastante simples, com destaque para o interior, que não tem nem mesmo um volante. Com a iniciativa o Google pretende realizar na área da mobilidade inovação da mesma proporção da que já fez na internet, transformando a maneira como as pessoas se locomovem.

Confira imagens dos testes com o Google Self-Driving Car:



Tags: Google, carro autônomo, Self-Driving Car, teste, desenvolvimento.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência