Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 24/06/2015 | 19h07

Latin NCAP rebaixa classificação de segurança do Renault Clio

Órgão retirou as 3 estrelas por modelo não possuir airbag na Colômbia

REDAÇÃO AB

O Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e Caribe (Latin NCAP), associado ao Global NCAP, rebaixou a classificação de segurança do Renault Clio, de três para zero estrelas, no quesito proteção de ocupantes adultos. Segundo o órgão, a medida se deve ao fato de que a produção do modelo foi transferida da Argentina para a Colômbia e não conta com airbags, nem mesmo como opcional, conforme comunicado do Latin NCAP divulgado na quarta-feira, 24.

Por sua vez, a Renault informa que o modelo que teve sua classificação rebaixada é fabricado na Argentina e destinado a outros mercados da América Latina, no entanto, a versão que vem para o mercado brasileiro é equipada com airbag duplo dianteiro e freios ABS, uma vez que o uso destes equipamentos é obrigatório no País. A Renault não confirmou se a produção do Clio destinados à Colômbia foi transferida para aquele país.

Na nota, o Latin NCAP explica que em 2013, o modelo Clio Mio havia obtido classificação zero estrela para sua versão sem airbags. A montadora então se comprometeu a vender apenas o modelo com airbag dianteiro, instalados como padrão para a América Latina. “Por causa desse compromisso e teste de produção, o Latin NCAP voltou a avaliar o Renault Clio com airbags para o motorista e acompanhante, quando o veículo obteve três estrelas”, relata o comunicado.

Após tomar conhecimento do rebaixamento na avaliação do Clio vendido na Colômbia, a Renault se comprometeu a incluir airbags de passageiro e acompanhante a partir de fevereiro de 2016. Até lá, o Latin NCAP indica que manterá a classificação zero estrela em relação à proteção dos ocupantes adultos para o modelo.

“Este é um desenlace extremamente decepcionante para um fabricante como a Renault. Em outros mercados, atingiram as cinco estrelas para seus modelos. Por que não cumpriram sua promessa quanto à segurança dos consumidores da América Latina?”, destacou Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP.



Tags: Renault, Clio, Latin NCAP, airbags, segurança.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência