Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
VW começa a fazer motor turbo no Brasil
Motor turbo flex TSI é fabricado na unidade da Volkswagen de São Carlos (SP)

Indústria | 24/06/2015 | 14h00

VW começa a fazer motor turbo no Brasil

Companhia investe R$ 460 milhões na produção do EA211 TSI

GIOVANNA RIATO, AB | De São Carlos (SP)

A Volkswagen iniciou a produção do primeiro motor turbo flex nacional na quarta-feira, 24, na planta de São Carlos, no interior de São Paulo. A companhia investe R$ 460 milhões de 2015 a 2018 na unidade para nacionalizar a gama de propulsores TSI. O primeiro carro a receber o novo motor será o Up!, que ganhará versão turbo a partir de julho. “A tecnologia garante mais eficiência, algo importante para os nossos clientes e para atender o Inovar-Auto”, destaca David Powels, presidente da companhia para o Brasil.

Na versão TSI, o compacto motor EA211 1.0 de três cilindros que equipa o Up! será capaz de conferir ao carro até 105 cv de potência quando abastecido com etanol, aumento significativo sobre a versão sem o turbocompressor, que entrega potência máxima de 82 cv. Para garantir eficiência, o motor combina injeção direta de combustível, comando de válvulas variável e o turbo. A companhia dá um passo importante ao incorporar um dos resultados de seu esforço na estratégia de downsizing de propulsores em um carro popular no Brasil.

Por enquanto, a companhia não confirma em quais outros modelos os motores da família TSI devem ser aplicados, mas as possibilidades para a gama no Brasil são amplas. O Jetta, que será fabricado em São Bernardo do Campo (SP), utiliza propulsores da gama. O Golf, que será feito em São José dos Pinhais (PR) a partir do segundo semestre deste ano, também deve ser equipado com uma provável versão 1.4 flex do motor TSI.

O “primo” do modelo, Audi A3 sedã, construído sobre a mesma plataforma do Golf e com início da produção local previsto para setembro de 2015 na unidade paranaense, também deve ser equipado com o novo propulsor brasileiro. Por enquanto, no entanto, a Audi confirma apenas que o propulsor nacional do carro será flexível e feito por uma “fábrica do Grupo Volkswagen no País.”


Motor turbo flex TSI produzido em São Carlos equipará primeiro o Up! Turbo

NACIONALIZAÇÃO

O novo investimento da Volkswagen na planta paulista de motores dá sequência ao aporte de R$ 425 milhões feito na unidade entre 2012 e 2013 para construir o terceiro prédio produtivo, iniciar a fabricação da família EA211 e elevar a capacidade da gama EA111. Nesta nova etapa de investimentos a companhia implementará nova linha de produção do virabrequim, que era importado da Alemanha até então.

Dessa forma, apesar das condições adversas do mercado brasileiro, a fábrica de São Carlos chega aos 18 anos com área construída de 87 mil metros quadrados, tamanho mais de 200% superior ao da época de sua inauguração, em 1996. A expectativa é de que, em 2016, a unidade alcance a marca de 10 milhões de motores produzidos.

Andreas Hemmann, responsável pela planta, aponta que a capacidade produtiva atual é de 1 milhão de motores, sem detalhar o potencial para a gama TSI. “É difícil prever o volume que faremos este ano, mas de janeiro a maio já tivemos queda da ordem de 20% na comparação com 2014”, aponta, ressaltando que a atividade na planta acompanhou a redução das vendas de veículos no período.



Tags: Volkswagen, motor, turbo, TSI, São Carlos, produção.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência