Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 16/06/2015 | 16h38

Jaguar Land Rover apresenta carro com controle remoto

Protótipo guiado pelo smartphone adianta futuro da direção autônoma

REDAÇÃO AB

A Jaguar Land Rover apresentou tecnologia capaz de poupar a dor de cabeça de estacionar em vagas difíceis. A novidade permite que o condutor desça do veículo e guie por comandos no smartphone. Ainda em fase de protótipo, a inovação fez do modelo um carro de controle remoto.

A tecnologia permite controlar a direção, acelerar, frear e até trocar de marcha em velocidades baixas, de até 6,5 quilômetros por hora. A montadora garante que o objetivo é garantir mais segurança em situações críticas. É possível, por exemplo, sair do carro para estacioná-lo em uma vaga apertada, sem espaço para a abertura da porta. Outra facilidade é poder descer para controlar melhor o veículo durante manobras críticas em terrenos off road.

O controle remoto funciona apenas se o condutor estiver a cerca de dez metros de distância do carro. Caso o motorista se afaste mais ou chegue muito perto, o sistema freia o automóvel. A Jaguar Land Rover acredita que a tecnologia será parte do processo de aumento da automação dos veículos e terá aplicação futura em modelos de produção.

A chegada de inovações similares ao mercado está bastante próxima. Ainda em 2015 será lançado na Europa um carro equipado com sistema de assistência remota ao estacionamento, que permitirá que o motorista pare o carro em frente a uma vaga, desça e acione um comando pelo celular ou chave para que ele estacione sozinho. O anúncio do lançamento foi feito pela Bosch, que produz o sistema, sem detalhar em qual modelo a novidade chegará (leia aqui).



Tags: Jaguar Land Rover, controle remoto, estacionamento, tecnologia, automação.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência