Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 28/05/2015 | 15h47

General Motors e Toyota fazem recall de 1,9 mil veículos no Brasil

Chevrolet Malibu e Lexus NX 200 têm defeitos em itens essenciais de segurança

REDAÇÃO AB

General Motors e Toyota anunciam recall de 1.969 veículos no Brasil, dos quais 1.946 unidades são do Chevrolet Malibu e as demais 23 são do Lexus NX 200t e NX200t F-Sport. Ambos os modelos têm defeitos em itens essenciais de segurança: no caso do Malibu, o problema está no cinto de segurança dos bancos traseiros, enquanto no Lexus NX 200, a falha está no sistema de freios antitravamento (ABS).

Nos modelos Malibu 2011, 2012, 2013, fabricados entre 28 de junho de 2010 a 11 de agosto de 2013, a GM detectou a possibilidade de não conformidade no processo de produção do fecho duplo do cinto de segurança dos bancos traseiros, que podem ocasionar o desprendimento dos cintos, impedindo o fecho das fivelas, tornando-o inoperante. Com isso há risco de lesões físicas graves e fatais aos ocupantes. Além disso, há ainda a possibilidade de um desgaste do cabo tensionador dos cintos de segurança dos bancos dianteiros. Os chassis envolvidos são de BF113693 a DB077319.

Em comunicado, a GM informa que os proprietários dos veículos envolvidos deverão realizar uma inspeção e eventual substituição do fecho duplo dos cintos de segurança do banco traseiro e do cabo tensionador do cinto de segurança dos bancos dianteiros, mediante agendamento prévio. Posteriormente, a montadora voltará a convocar os veículos desta campanha para a substituição da base de fixação do cabo tensionador dos cintos de segurança dos bancos dianteiros, quando houver disponibilidade da peça, inclusive para aqueles que já terão efetuado a substituição do cabo tensionador. Para o agendamento e mais informações, a Chevrolet coloca à disposição o site www.chevrolet.com.br e o telefone e 0800 102 4200.

Por sua vez, os Lexus NX200t e NX200t F-Sport, fabricados entre 18 de dezembro de 2014 e 4 de fevereiro de 2015, podem ter mau funcionamento do atuador do ABS, componente responsável pelo controle dos sistemas de freios antitravamento, de tração e de estabilidade do veículo devido a uma falha no processo de montagem do fornecedor. Há risco de colisão, o que pode causar danos materiais e lesões físicas e até mesmo fatais aos ocupantes do veículo e terceiros. Os chassis dos 23 modelos envolvidos têm os últimos oito dígitos de chassis de 02001098 a G2010395, com código alfanumérico JTJB#RBZ#.

A partir de 8 de junho, os proprietários poderão comparecer a uma das concessionárias autorizadas para atendimento a esta campanha, listadas nos sites www.toyota.com.br e www.lexus.com.br. Para informações adicionais, a montadora dispõe do telefone 0800 703 02 06.



Tags: Recall, General Motors, GM, Toyota, Lexus, Malibu, NX 200.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência