Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Ford oferta mais carros compartilhados em Londres
Entre as vantagens do carro compatilhado, o usuário tem estacionamento garantido por toda a cidade

Mobilidade | 26/05/2015 | 19h19

Ford oferta mais carros compartilhados em Londres

Frota aumentará para 50 veículos e atenderá cerca de 2 mil pessoas

REDAÇÃO AB

A Ford oferecerá em Londres a segunda fase do serviço público experimental de carros compartilhados, o GoDrive, que dispõe de uma frota de veículos para viagens só de ida com estacionamento garantido espalhados por toda a cidade e que poderão ser reservados e pagos por meio de um aplicativo para smartphone. O projeto é parte dos experimentos, mais de 25, que empresa desenvolve dentro do plano Ford Smart Mobility, que criam soluções de mobilidade por meio da tecnologia e conectividade.

Com a nova fase do programa, a Ford está convidando cerca de 2 mil pessoas a se inscreverem gratuitamente no serviço, que será ampliado para 50 carros em 20 localidades.

Segundo a empresa, a indústria global de compartilhamento de veículos deve gerar mais de US$ 6 bilhões até 2020 e o GoDrive servirá para agregar conhecimento sobre as novas tendências e hábitos dos clientes deste sistema. Estima-se que só no Reino Unido o setor de compartilhamento de carros deva crescer 23% entre 2013 e 2025. Uma pesquisa recente feita pela montadora com 5 mil passageiros em grandes cidades europeias mostrou que a maioria considera a locomoção para o trabalho mais estressante que o seu emprego. Além disso, 80% dos londrinos disseram se atrasar para o trabalho uma vez ou mais por mês devido ao trânsito.

“Com o aumento dos congestionamentos nas cidades as pessoas se tornam mais abertas a novas formas de mobilidade e o compartilhamento de carros está provando ser um modelo atraente”, afirma Ken Washington, vice-presidente de pesquisa e engenharia avançada da Ford. “Para criar um serviço de compartilhamento de carros eficaz é essencial conhecer as necessidades e expectativas desses motoristas e complementar a infraestrutura de transporte e conectividade.”

Em sua concepção, o GoDrive foi criado para se integrar aos sistemas de transporte existentes, seu pagamento, calculado por minuto de uso, inclui pedágio urbano, seguro e combustível e metade da frota é formada pelo modelo Focus elétrico. Para os motoristas se familiarizarem com o carro, é oferecido um período de carência gratuito de cinco minutos e os custos da viagem são mostrados no aplicativo.

Seu projeto piloto envolveu 100 motoristas registrados, com veículos Focus Electric e New Fiesta EcoBoost 1.0, usando estacionamentos próximos das principais estações de transportes públicos, como as ferroviárias de Waterloo e Victoria. Além da Inglaterra, a Ford também desenvolve experiências de compartilhamento de carros na Alemanha, Índia e nos Estados Unidos.



Tags: Ford, carros compartilhados, GoDrive.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência