Trabalho
|
26/05/2015
|
19h03
Sindicato protesta contra cortes na Mercedes
Entidade promete mobilização de metalúrgicos até sexta-feira, 29
MÁRIO CURCIO, AB
O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC decidiu mobilizar os trabalhadores em São Bernardo do Campo (SP) em protesto contra a demissão de 500 metalúrgicos da Mercedes-Benz. Os cortes devem ocorrer na sexta-feira, 29. A decisão foi tomada em reunião com mais de 500 trabalhadores na sede do sindicato na tarde de terça-feira, 26.
Embora sem definir o tipo de ação, o sindicato deve organizar protestos no portão de entrada da montadora e a mobilização está programada para os dias 27, 28 e 29. Procurada, a Mercedes-Benz reiterou a necessidade de demitir 500 dos 750 trabalhadores atualmente em layoff e informa que, além destes, há excedente de 1.750 funcionários na fábrica de São Bernardo do Campo.
Em 17 de abril a Mercedes já havia comunicado a intenção de desligar estes 500 trabalhadores, o que deflagrou uma greve, terminada dias depois, quando a montadora adiou a decisão e abriu novo Plano de Demissão Voluntária mais vantajoso. O PDV, contudo, teve baixa adesão e a Mercedes decidiu retomar o processo de demissões.
Para tentar ajustar os estoques atuais à fraca demanda, a Mercedes inicia na segunda-feira, 31, um período de férias coletivas de 7 mil trabalhadores durante 15 dias. Toda a produção será interrompida.
Tags: Sindicato, metalúrgicos, ABC, Mercedes-Benz, layoff, PDV.