Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 20/05/2015 | 16h00

Basf desenvolve itens plásticos para Ecoboost

Cárter e tampa dianteira baixaram peso do motor Ford em quase 2 quilogramas

REDAÇÃO AB

As empresas Basf, Ford e Montaplast se juntaram para desenvolver um material compósito como parte de um projeto para veículos leves feitos de materiais diversos. O principal foco da equipe era converter a tampa dianteira de alumínio fundido e o cárter estrutural do motor Ford Ecoboost 1.0 de três cilindros em um composto de poliamida com fibra longa de carbono (FCL).

Como resultado, os protótipos de FCL reduziram em cerca de 1,8 quilo o peso por motor, o que correspondeu a uma economia de 23% para a tampa dianteira e 33% para o cárter estrutural.

Segundo o gerente de marketing de motores automotivos da Basf, Scott Schlicker, trabalhar com um composto avançado como a fibra de carbono trouxe desafios técnicos em projeto e processamento. A Basf trabalhou muito próxima à equipe da Ford para realizar a análise de elemento finito (FEA) e melhorar estruturalmente as peças em relação ao desempenho e à massa.

Além disso, desenvolveu um novo composto termoplástico, que gerou melhor equilíbrio entre as propriedades mecânicas e a processabilidade. Também apoiou o processamento e a usinagem para garantir a qualidade dos protótipos moldados.

Com experiência em injeção de peças complexas, a Montaplast produziu peças moldadas para a construção funcional do molde e conceito do projeto. As peças moldadas serão submetidas a diversos testes para simular cargas reais dentro do veículo.

Dessa forma será possível avaliar seus desempenhos e correlacionar os resultados com as previsões de engenharia.



Tags: Basf, Ford, Montaplast, Ecoboost, poliamida, fibra longa de carbono, Scott Schlicker.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência