Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Rede de concessionárias pode diminuir 10% em 2015

Distribuição | 05/05/2015 | 18h26

Rede de concessionárias pode diminuir 10% em 2015

Demissões no segmento devem chegar a 40 mil até o fim do ano

GIOVANNA RIATO, AB

A rede de distribuição de 8 mil concessionárias pode ficar consideravelmente menor até o fim de 2015. A Fenabrave, entidade que representa os revendedores de veículos, calcula que esta estrutura tende a ficar 10% menor com o encerramento das atividades de 800 casas. A redução seria efeito da severa queda das vendas que afeta o setor (leia aqui). “Se a situação continuar assim poderemos ter a demissão de 35 mil a 40 mil pessoas”, enfatiza Alarico Assumpção Jr., presidente da entidade. O executivo estima que este é o número de funcionários desta parcela da rede que pode fechar as portas.

O dirigente da organização estima que só nos primeiros quatro meses deste ano foram dispensados 12 mil trabalhadores das concessionárias brasileiras. “Tivemos o encerramento da operação de 250 casas”, calcula o executivo. O número supera os cortes realizados pelas montadoras entre janeiro e março: foram demitidas 3,3 pessoas. Por enquanto as fábricas têm adotado medidas para adequar a produção evitando cortes, como férias coletivas e layoffs. Vale para as montadoras, no entanto, a mesma premissa da rede de distribuição de que, sem melhoria da conjuntura econômica, será necessário fazer novas dispensas até o fim do ano.

De qualquer forma, o impacto da redução das vendas no emprego é maior nas concessionárias do que na indústria. Isso acontece porque a rede de distribuição reúne aproximadamente o triplo do número de trabalhadores na comparação com as montadoras. Dados do início de 2015 indicam que as concessionárias mantinham total de 411 mil colaboradores. Nesta mesma época os produtores de veículos contavam com cerca de 144 mil funcionários.



Tags: rede, distribuição, concessionária, Fenabrave, veículos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência