Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Motos: vendas em abril recuam 13% ante março

Duas Rodas | 05/05/2015 | 17h25

Motos: vendas em abril recuam 13% ante março

Retração em emplacamentos no acumulado do ano supera 10%

MÁRIO CURCIO, AB

Com menos dias úteis por causa de dois feriados, o mês de abril foi o segundo pior do ano, superando apenas fevereiro, e teve 108,2 mil motos emplacadas. O volume é 13,1% menor que o de março, mas média diária de emplacamentos se manteve em cerca de 5,6 mil unidades. Os números foram divulgados pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionários. No acumulado do ano foram licenciadas 435,1 mil motocicletas emplacadas, recuo de 10,1% ante os mesmos quatro meses de 2014. A queda projetada até o fim do ano é de 9%.

- Veja aqui os números da Fenabrave

Com 349,9 mil unidades licenciadas no quadrimestre, a Honda mantém fatia superior a 80% do mercado nacional. A vice-líder Yamaha teve 53,8 mil motos zero-quilômetro lacradas e detém 12,4% das vendas locais. A Suzuki surpreendeu ao superar a Dafra no acumulado do ano e voltar ao terceiro lugar em vendas, que havia perdido em 2013 para a concorrente brasileira.

RETRAÇÃO EM ALTA CILINDRADA

A queda que afeta o segmento de duas rodas desde 2012 já não poupa mais os modelos de alta cilindrada, que até 2014 encontravam espaço para crescer. Das marcas com tradição em modelos acima de 600 cc, somente a BMW manteve crescimento (de 3,1%) nos primeiros quatro meses de 2015 ante igual período do ano passado.

A Ducati experimenta queda de 12,4%, a Harley-Davidson, de 11%, e a Triumph, de 15,4%. A Kawasaki recuou 14,2% no período, mas parte dessa retração é explicada pelo menor volume de vendas de um modelo de média cilindrada (Ninja 300), mais afetado pela restrição ao crédito do que motocicletas maiores.



Tags: Motos, motocicletas, emplacamentos, Honda, Yamaha, Triumph, Ducati, Harley-Davidson, Suzuki, Dafra, BMW, Kawasaki.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência