Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 23/04/2015 | 18h30

Basf comemora 150 anos de fundação

Empresa começou em Ludwigshafen, na Alemanha, produzindo anilina e soda

REDAÇÃO AB

A Basf comemora 150 anos de fundação. A empresa alemã surgiu em 23 de abril em Ludwigshafen, na Alemanha, onde fabricava anilina e soda. No Brasil, a Badische Anilin & Soda-Fabrik instalou o primeiro escritório no centro do Rio de Janeiro (RJ) em 1911. Sua primeira indústria no País foi inaugurada em Guaratinguetá (SP) nos anos 1950.

Na década seguinte a companhia instalou sua sede em São Paulo (SP), fez algumas aquisições de indústrias químicas brasileiras e fundou a Glasurit do Brasil, no setor de tintas. Na mesma década trouxe ao mercado os primeiros herbicidas. No início dos anos 1980 já atuava nos setores de plásticos, têxteis, pigmentos, química, tintas, áudio e vídeo e fertilizantes, entre outros. Na última década do século 20 a Basf expandiu sua atuação nos segmentos de estireno, poliuretano, plásticos, agricultura e petroquímica.

A empresa emprega no Brasil cerca de 4,5 mil trabalhadores em diferentes setores. Na área automotiva atua na produção de tintas, catalisadores e elastômeros, por exemplo. Também tem presença importante nos setores agrícola, de construção civil e de óleo e gás. São 12 fábricas no Brasil, entre elas Guaratinguetá, São Bernardo do Campo (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE), Indaiatuba e Camaçari, onde está investindo € 500 milhões num complexo acrílico (unidades de ácido acrílico, acrilato de butila e polímeros superabsorventes).



Tags: Basf, 150 anos, Ludwigshafen, Glasurit, complexo acrílico.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência