Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Citroën C3 obtém quatro estrelas em teste do Latin NCAP

Segurança | 15/04/2015 | 16h47

Citroën C3 obtém quatro estrelas em teste do Latin NCAP

Nível para proteção de adultos é adequado, mas peca em segurança infantil

REDAÇÃO AB

O Citroën C3, fabricado na unidade da PSA Peugeot Citroën em Porto Real (RJ), obteve quatro estrelas nos testes de colisão realizados pelo Latin NCAP, Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e Caribe, sem fins lucrativos e que avalia desde 2010 a segurança de carros novos vendidos na região. De acordo com o órgão, que tem o apoio do Global NCAP, o veículo obteve a pontuação de forma “apertada” para a avalição de proteção de passageiros adultos, enquanto que para a proteção de crianças, o modelo obteve apenas duas estrelas.

De acordo com a avaliação, a estrutura do veículo foi considerada instável, apesar de os airbags frontais proporcionarem um nível adequado de proteção para passageiros adultos. Por outro lado, o pacote de equipamentos básico de segurança do C3 fabricado no Brasil tem menos especificações do que a versão básica vendida na Europa. O Latin NCAP aponta os equipamentos faltantes: airbags laterais, Isofix e interruptor para desativar o airbag do acompanhante.

Além do Citroën C3, o Latin NCAP avaliou a versão básica do Nissan Tiida, vendido no México e cujas importações para o Brasil foram interrompidas pela montadora. O veículo, que está entre os dez carros mais vendidos no mercado mexicano, obteve zero estrela em relação à proteção de ocupante adulto, por não contar com airbag, mas contrariamente obteve duas estrelas quanto à proteção de ocupante criança. Em resposta ao teste de colisão, o Latin NCAP informa que a Nissan se comprometeu a parar a venda da versão do Tiida sem airbags para inclui-los junto com os pré-tensionadores do cinto de segurança em uma versão posterior.

Em 2011, o Latin NCAP avaliou um Tiida (hatch) com um e dois airbags, atingindo três e quatro estrelas, respectivamente.

“O resultado da Citroën de quatro estrelas é adequado e também demonstra que há espaço para melhorar. A decisão da Nissan de equipar todos os Tiida com airbags e os pré-tensionadores do cinto de segurança é importante, já que aumentará, significativamente, o nível de proteção oferecido aos ocupantes”, comenta Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP.

CINCO ESTRELAS

Outro modelo também vendido no México e avaliado pelo Latin NCAP foi o Seat Leon ST, que atingiu cinco estrelas tanto na proteção para adultos quanto para crianças, a melhor pontuação possível para o teste de colisão. O carro manteve o mesmo resultado obtido em teste realizado em 2013. O modelo conta com seis airbags, freios ABS, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e lembretes de cintos de segurança padrão em todas as versões. Os airbags para os joelhos, padrão na Europa, e os airbags laterais posteriores são vendidos como opcionais.

“É muito alentador para o Latin NCAP comprovar que há um novo resultado cinco estrelas em relação à proteção do ocupante criança: a Seat León ST se une ao Volkswagen Golf como os primeiros modelos na América Latina e no Caribe a atingir cinco estrelas tanto para a proteção de adultos quanto para a proteção de crianças. Esses são excelentes resultados que marcam a pauta para os outros fabricantes. Fico contente, também, porque estes últimos testes foram feitos graças ao apoio da Bloomberg Philanthropies. Estamos muito orgulhosos de poder trabalhar com uma das filantropias mais importantes que está desempenhando um papel fundamental na liderança da segurança viária no mundo”, disse María Fernanda Rodríguez, presidente da diretoria do Latin NCAP.

Os resultados de próximos testes serão divulgados em julho, setembro, novembro e dezembro.

Veja abaixo o vídeo do teste de colisão do Citroën C3:



Tags: Citroën, C3, Latin NCAP, segurança, colisão.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência