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Mercado | 10/04/2015 | 16h15

ArcelorMittal investirá US$ 20 milhões em pesquisa no Brasil

País terá 12º centro de desenvolvimento da siderúrgica do mundo

REDAÇÃO AB

A ArcelorMittal investirá US$ 20 milhões no Brasil, para criar o 12º centro de pesquisas e desenvolvimento da companhia no mundo, que servirá para desenvolver inovações em aço, para a indústria automotiva, energia, construção civil, máquinas e linha branca. A unidade brasileira de pesquisa e desenvolvimento entra em operação ainda em abril, atuando, por enquanto em caráter provisório, no complexo da companhia em Vitória, no Espírito Santo. O aporte é para cinco anos, financiando ações da companhia até 2019.

Também está prevista a aquisição de equipamentos e modelos de simulação, caracterização e análise. Durante os próximos dois anos a empresa contratará cerca de 30 pesquisadores e técnicos. Outros, vindos de centros de pesquisa da ArcelorMittal na Europa e Estados Unidos, também se juntarão à equipe para projetos especiais.

Para Charles Martins, gerente do centro de pesquisas brasileiro, o País e a América do Sul têm grandes perspectivas de crescimento para longo prazo. “O centro de pesquisas brasileiro irá garantir a competitividade e agilizar aqui a implantação de inovações e soluções do grupo no mundo”, afirmou o executivo.

Com este investimento, a ArcelorMittal tem como objetivo atender às demandas das unidades de produtos da América do Sul em três eixos: desenvolvimento de produtos, desenvolvimento de processos e atendimento a clientes. No Brasil a empresa possibilitará a otimização dos processos, entre os quais o controle ambiental. O foco será as inovações para as indústrias automotiva, máquinas e equipamentos, de energia (oleodutos e gasodutos, estruturas off-shore, torres eólicas), construção civil e eletrodomésticos.

Em 2014 o grupo ArcelorMittal investiu, globalmente, US$ 260 milhões em pesquisa e desenvolvimento, sendo que 57% disso foi para produtos, 37% para processos e 6% em análises exploratórias.



Tags: ArcelorMittal, P&D, centro de pesquisa, pesquisas, mercado, Charles Martins.

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