Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 08/04/2015 | 14h50

ZEN navega na contramão do mercado

Empresa catarinense projeta crescimento das vendas em 2015

PEDRO KUTNEY, AB

Com as vendas divididas meio a meio entre mercado doméstico e exportações, e igualmente entre fornecimento a montadoras e reposição, a ZEN é uma das poucas empresas do setor de autopeças que consegue navegar na contramão da retração do mercado automotivo no Brasil. “Estamos aumentando as exportações para 60% do nosso faturamento este ano e no aftermarket avançamos 5% em 2014. Não estamos imunes à crise, mas vamos crescer em 2015, possivelmente no mesmo ritmo de 10% ao ano que temos observado nos últimos anos. No primeiro trimestre já avançamos 14% (em relação ao mesmo período de 2014)”, afirma Nelson Bastos, diretor de vendas e marketing da ZEN, que fabrica em Brusque (SC) polias, tensionadores e impulsores para motores de partida.

A ZEN sempre manteve uma forte política de exportação mesmo em momentos de câmbio desfavorável. Hoje a empresa embarca produtos para mais de 60 países e tem outros 100 distribuidores indiretos no exterior. Agora, com o dólar favorável às vendas externas, a estratégia está se pagando. “No ano passado exportamos um produto a cada dois dias, este ano estamos embarcando um por dia”, destaca Bastos. Os Estados Unidos são o maior mercado de destino atualmente.

A empresa conquistou importantes novos contratos de fornecimento para grandes clientes globais como Bosch, Denso e Valeo, tanto fora quanto dentro do País. “O ano deverá ser muito bom para nós também porque houve muitos veículos que saíram de linha e outros que entraram em fabricação usando nossos componentes”, acrescenta o executivo. < BR/>
Atualmente a ZEN é a maior fabricante de impulsores para motores de partida do mundo. “É um processo metalúrgico de fabricação difícil e é um produto sem nenhuma eletrônica agregada. Por isso sobraram poucos fabricantes do componente no mundo, porque é difícil ganhar dinheiro com peças básicas. Nosso segredo para manter a rentabilidade nesse negócio com margens tão apertadas foi investir fortemente em produtividade e controle rígido de custos”, explica Bastos.

A ZEN figura entre as três maiores fabricantes mundiais de polias de alternador e vem lançando inovações no segmento que até agora só vende na Europa e Estados Unidos, como a polia OAD, que usa uma espécie de embreagem interna para reduzir a resistência de rotação e assim economizar combustível do motor, um invento que rendeu um prêmio de inovação para a empresa na última Automechanika, realizada em Frankfurt, Alemanha, em setembro passado (leia aqui).



Tags: ZEN, autopeças, Automec, reposição, aftermarket, pós-venda, mercado, projeção.

Comentários

  • MM

    Algumas empresas no ramo de auto peças, ficam lamentando a conjuntura atual.Porque não aprender um pouco das técnicas operacionais e ou mercadológica utilizado pela empresa ZEN.Parabéns à essa grande empresa brasileira.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência