Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Nissan lança Versa made in Brazil

Lançamentos | 18/03/2015 | 06h00

Nissan lança Versa made in Brazil

Sedã compacto chega neste mês nas versões 1.0 de três cilindros e 1.6

SUELI REIS, AB | De Mogi das Cruzes (SP)

A partir de 23 de março as 164 concessionárias da rede Nissan no Brasil começam a receber o novo Versa, segundo modelo a ser fabricado no complexo industrial de Resende (RJ), que iniciou suas operações há um ano com o March e agora se torna a sétima fábrica da marca no mundo a produzir o sedã compacto. O veículo global, apresentado no Salão de Nova York de 2014, traz como principal novidade para o Brasil o motor 1.0 de três cilindros, montado na planta nacional e exclusivo para o consumidor brasileiro, além da versão 1.6.

“Mesmo não fazendo parte do mercado europeu, onde não há o segmento de sedãs compactos, o Versa é vendido em mais de 80 países e já entregamos mais de 1,3 milhão de unidades em todo o mundo, principalmente nos mercados da Ásia e nos Estados Unidos, o que lhe confere 24% de share no seu segmento”, declara Jean-Phillipe Thery, gerente de produto da Nissan do Brasil.

Por aqui, desde que iniciou as importações do México, em 2011, foram mais de 60 mil unidades, fazendo do Versa o responsável por um quarto das vendas da Nissan no País. Segundo Thery, seu segmento é o segundo maior no mercado nacional, com 17%, atrás dos hatches compactos, com 41%, considerando as vendas de 2014. “Verificamos desde 2011, que havia uma nova tendência voltada aos carros maiores e é neste contexto que o Versa se encaixa.”

O novo Versa cresceu com relação à geração anterior: ficou 4,5 centímetros mais comprido devido ao novo design dos para-choques. O tamanho aliado à reformulação do habitáculo lhe confere mais espaço interno, característica marcante do veículo, que conta com largura de 1,69 m e entreeixos de 2,60 m. “Medidas comparáveis a modelos maiores, como os sedãs acima dessa categoria.” O porta-malas, de 460 litros, ganhou novo desenho nas linhas externas para facilitar a entrada de objetos de grande porte, como malas e pacotes volumosos. A frente mudou consideravelmente: a nova grade frontal maior que a da versão anterior acompanha o novo desenho dos faróis, também maiores. Internamente, o console central foi revisto e todo o painel ganhou acabamento mais refinado, com novo volante multifunconal em todas as versões da gama. "Hoje nosso cliente quer enxergar a qualidade, que já era característica primordial em nossos produtos, mas em caráter mais 'oculto'."

Thery também conta que o Versa já nasceu sedã, partindo do conceito de não ser a adaptação de um hatchback.

Disponível em cinco versões de acabamento, o modelo parte de R$ 41.990 para a opção de entrada 1.0, conforme a marca já havia divulgado no início deste mês (leia aqui). Por este valor, o modelo conta com os itens de série: direção elétrica, ar-condicionado, regulagem de altura no volante e no banco do motorista, vidros elétricos dianteiros, retrovisores elétricos rebatíveis e alarme com acionamento por controle remoto. A versão 1.0 S traz, além dos itens já mencionados, rodas de liga leve de 15 polegadas, CDplayer com rádio e entradas auxiliares para MP3 e USB, quatro alto-falantes, conexão via Bluetooth e comando de áudio e telefone no volante.

Adicionalmente, a versão 1.6 SV traz abertura interna do porta-malas e novo painel de instrumentos e acrescenta-se à 1.6 SL, além das rodas de liga leve de 15 polegadas, vidros elétricos traseiros, acabamento dos bancos em camurça e banco traseiro rebatível 60/40. Por fim, a nova versão Unique, novidade na gama, chega com adicionais rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina com acabamento cromado, retrovisores externos com luzes indicadoras, acabamento dos bancos em couro, ar-condicionado digital e o sistema multimídia Nissan Connect, lançado no March no ano passado, com câmera de ré e GPS integrado a redes sociais, além de uma extensa lista de acessórios adicionais e opcionais.

“Acreditamos que assim como na geração anterior, a versão topo de linha dominará as vendas do Versa: 65% de seus proprietários preferiram o modelo SL. Desta vez, a expectativa é de que a versão represente 40% do mix, com a nova opção 1.6 Unique na segunda posição. Os dois devem representar 70% das vendas do modelo”, projeta.

PROPULSÃO

O motor tricilíndrico HR10 foi desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro em parceria das engenharias da Nissan no Brasil e no Japão. O motor entrega 77 cv de potência, sendo abastecido com etanol ou gasolina, e é derivado do HR12, de 1,2 litro e utilizado pela marca em diversos países, como os da Ásia e Europa. O propulsor que ganhou a nota máxima (“A”) no programa de etiquetagem do Inmetro é resultado do conceito de downsizing a partir da versão de quatro cilindros e sua leveza também se deve ao uso de bloco e cabeçote de alumínio.

“O 1.0 hoje em dia não é mais aquele castigo de antigamente, é escolha por economia e baixa emissão e no caso da Nissan, menor vibração e o melhor consumo”, garante Thery.

O novo propulsor também conta com o conhecido Flex Start, fornecido pela Bosch, que elimina o tanque auxiliar de gasolina utilizado para a partida a frio com etanol (tanquinho) e já utilizado por outras marcas, como Citroën, Ford, Honda, Peugeot e Volkswagen. Por gerenciamento eletrônico, o sistema permite a ignição em temperaturas baixas mesmo quando abastecido 100% com etanol. Equipa o também o flex HR16, da versão de 1,6 litro, com 111 cv de potência, que assim como o primo, também obteve nova máxima no programa de etiquetagem do Inmetro que verifica o consumo do veículo.

Confira a sugestão de preço de todas as versões do novo Nissan Versa:

1.0: R$ 41.990
1.0 S: R$ 44.990
1.6 SV: R$ 46.490
1.6 SL: R$ 49.490
1.6 Unique: R$ 54.990.



Tags: Nissan, Versa, lançamento, fábrica, Resende, March.

Comentários

  • Claudionor de Oliveira

    Tudo indica ser muito bom!!! Tenho um tiida 2012 é exelente!!!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência