Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 17/03/2015 | 15h43

Vendas de pneus sofrem queda no 1º bimestre

Segundo Anip, vendas totais tiveram redução de 3,4% até fevereiro

REDAÇÃO AB

Os fabricantes de pneus foram fortemente afetados pela redução do ritmo da economia e pela queda na demanda por veículos no primeiro bimestre de 2015. Dados divulgados pela Anip, entidade que representa esta indústria, apontam que as vendas totais das 11 produtoras do segmento diminuíram 3,4%, para 12,03 milhões de pneus. A maior retração aconteceu nas vendas às montadoras, que caíram 19,4% na comparação com os primeiros dois meses do ano passado.

A principal redução no mercado interno ocorreu no fornecimento de pneus de carga, com baixa de 40,9% nos volumes na comparação com o ano passado. Para a Anip, a queda é consequência do desaquecimento da economia e das dificuldades enfrentadas pelos caminhoneiros e transportadores para modernizar a frota. As exportações totais de pneus recuaram 17%, para 1,85 milhão de unidades, afetadas pela drástica queda de 29,5% nas vendas à Argentina. As importações também caíram como consequência da elevação do dólar em relação ao real. A redução foi de 29,6%, para 3,79 milhões de unidades no primeiro bimestre.

A associação da indústria de pneumáticos avalia que os resultados negativos refletem o cenário nebuloso da economia nacional, com a confiança do consumidor em baixa e o impacto causado pelos ajustes fiscais promovidos pelo governo. A situação se agrava com a falta de competitividade dos fabricantes locais para exportar pneus.

A Anip alerta que, apesar do contexto de contração nos negócios, a produção do setor teve sutil crescimento no primeiro bimestre. Houve alta de 1,1% para 11,83 milhões de unidades. Segundo a entidade, a expansão indica que há descolamento entre o ritmo do mercado e o das fábricas, evidenciando o esforço das empresas para manter a atividade em suas plantas. A situação, no entanto, deve resultar em aumento dos estoques nas fábricas.



Tags: Anip, pneus, vendas, produção.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência