Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 14/03/2015 | 12h25

Lexus cresce e Toyota quer manter mercado

Divisão de luxo vai a novas praças; ‘marca mãe’ pode repetir 2014

MÁRIO CURCIO, AB | De Indaiatuba (SP)

Concessionárias Toyota voltarão a oferecer modelos Lexus no Brasil como forma de aumentar as vendas da marca de luxo das atuais 20 para 100 unidades por mês até o fim deste ano. A intenção foi revelada durante o lançamento do utilitário esportivo NX 200t (veja aqui).

A estrutura atual da Lexus resume-se a um showroom, uma concessionária plena, ambos na cidade de São Paulo, e a 15 postos de serviço em diferentes capitais. “Em breve, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre receberão uma segunda unidade e em algumas praças eles se tornarão postos de venda avançados”, afirma o vice-presidente executivo para Toyota e Lexus no Brasil, Luiz Carlos Andrade Júnior.

Ele não detalha os próximos passos “por questões estratégicas”, mas afirma que as mudanças na rede atual para operar com veículos Lexus ocorrem no primeiro semestre. O executivo acredita que o NX 200t responderá por algo entre 40% e 60% das vendas da Lexus.

TOYOTA DEVE MANTER VOLUME DE 2014

A direção da Toyota acredita em vendas semelhantes às registradas no ano passado, quando teve 195 mil unidades emplacadas na soma dos nacionais e importados. “Nossa ideia é manter o ritmo de vendas. Estamos ampliando a capacidade em Sorocaba, construindo a fábrica de motores em Porto Feliz [ambas no Estado de São Paulo], não podemos pensar em retroagir”, afirma o diretor comercial e de marketing da Toyota e Lexus, Evandro Maggio.

O executivo também acredita na manutenção do volume atual pela ampliação da rede de concessionárias, atualmente em 153 unidades. Ele admite, contudo, que as vendas do Etios podem ser mais afetadas que as do Corolla: “A sensibilidade da crise é maior nos modelos de entrada.

Por causa do recente anúncio da Renault de investir na Argentina para produzir por lá o Logan e o Sandero (leia aqui), Automotive Business perguntou a Maggio se a Toyota pensa em montar o Etios também no país vizinho: “Não há nenhum plano porque existe certo equilíbrio entre o que importamos e exportamos a eles”, conclui.



Tags: Toyota, Luiz Carlos Andrade Júnior, Evandro Maggio, Lexus, NX 200t.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência