Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Lexus traz novo SUV por R$ 216,3 mil
Novo modelo responderá por 40% a 60% das vendas da marca no Brasil

Lançamentos | 13/03/2015 | 18h30

Lexus traz novo SUV por R$ 216,3 mil

NX 200t deve aumentar as vendas da marca de 20 para 100 carros por mês

MÁRIO CURCIO, AB | De Indaiatuba (SP)

A Lexus começa a vender o NX 200t, utilitário esportivo compacto com preço inicial de R$ R$ 216,3 mil e a tarefa de aumentar as vendas da marca japonesa de 240 carros/ano para 100 unidades/mês até o fim de 2015. O veículo eleva para seis o número de modelos Lexus à venda no País: um hatch híbrido, três sedãs e agora dois SUVs, este e o RX 350.

“O NX 200t se tornará o mais vendido da linha no Brasil e deverá responder por 40% a 60% das vendas”, afirma o vice-presidente executivo da Toyota e Lexus no Brasil, Luiz Carlos Andrade Júnior. O carro mais procurado atualmente é o sedã médio IS 250, que parte de R$ 182 mil.

O NX 200t vem do Japão em duas versões. A mais completa chega a R$ 236,9 mil porque traz o pacote de equipamentos Sport, que inclui rodas maiores (18 em vez de 17 polegadas), interior com detalhes de aço escovado, pedaleira de alumínio, revestimento dos bancos bicolor, grade com aberturas em forma de colmeia e head-up display, entre outros itens. Este último projeta informações no para-brisa e evita que o motorista tire os olhos da via. Todos os NX trazem teto solar, mas só o do pacote Sport é panorâmico.

O motor é sempre um 2.0 turbo com injeção direta de gasolina e 238 cavalos. Segundo a fabricante, ele leva o carro de zero a 100 km/h em 7,2 segundos e faz 9,2 km/litro em média. O câmbio automático tem seis velocidades e aletas para trocas de marcha atrás do volante. O LX 200t é o primeiro Lexus a utilizar esse propulsor.

O novo utilitário esportivo também traz como itens de série faróis principais de LEDs ajustáveis em altura e tração nas quatro rodas sob demanda, o que reduz perdas por atrito e ajuda a poupar combustível, aumentar a estabilidade e a segurança do modelo.


Novo Lexus mede 4,63 m. É o primeiro da marca a utilizar o 2.0 turbo de 238 cv. Espaço traseiro é bom para dois. Acabamento bicolor integra a versão Sport, tabelada em R$ 236,9 mil.

O ar-condicionado automático tem duas zonas distintas de temperatura, mais saídas para o banco traseiro. O acabamento é caprichado, algo fácil de notar no encaixe das peças no painel, no revestimento das portas e no couro dos bancos. Os NX 200t são feitos na fábrica de Kyushu. Os profissionais envolvidos na produção, os takumis, são chamados assim pela experiência em linha de montagem, em regra mais de 20 anos.

A lista de equipamentos do carro inclui também sistema multimídia no centro do painel com tela de sete polegadas, navegador GPS, rádio, DVD-player, MP3/WMA e TV digital. Também reproduz dados de aparelhos conectados por Bluetooth. Uma tela sensível ao toque ao lado da manopla do câmbio facilita o controle das funções do sistema multimídia. Outros itens importantes são os dez airbags, a câmera de ré e os lavadores de faróis.

A posição de dirigir é muito boa. O volante tem regulagem elétrica de altura. Os bancos da frente contam com ajustes elétricos para distância, inclinação, altura e o do motorista tem memória para três posições. No pacote Sport há também regulagem lombar e oito memórias.

ESTABILIDADE É DESTAQUE

Automotive Business dirigiu a versão de entrada do NX 200t num pequeno autódromo no interior de São Paulo. O circuito travado deixou claro o quanto o novo Lexus é seguro, apesar de ser mais alto que um hatch ou sedã. A carroceria se inclina pouco e os controles eletrônicos de tração e estabilidade ajudam os motoristas menos experientes a se manter na pista.

O motor responde até que bem em acelerações e retomadas de velocidade. A velocidade máxima é de cerca de 200 km/h. As passagens de uma marcha para outra, porém, são demoradas.

Com 4,63 metros de comprimento e 2,66 m de distância entre eixos, o novo modelo tem muito espaço no banco de trás. Mas o local é bom mesmo para dois. O terceiro ficará mal acomodado no meio. Isso porque o centro do assento é alto e no encosto há um apoia-braço retrátil que também atrapalha o conforto.

O porta-malas do NX tem capacidade para 498 litros do assoalho até a cobertura de bagagem. Em volta do estepe há mais algum espaço para objetos menores. O NX 200t tem porte semelhante ao de Audi Q5 e Volvo XC60. Outro concorrente imaginado pela Lexus é o Range Rover Evoque.



Tags: Lexus, NX 200t, injeção direta, Luiz Carlos Andrade Júnior, IS 250, RX 350, Volvo CX 60, Audi Q5.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência