Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 13/03/2015 | 16h10

Bosch registra nova divisão Automotive Steering

Unidade de negócio é resultado da compra de joint venture com a ZF

REDAÇÃO AB

A Bosch registrou comercialmente em 11 de março sua nova divisão Robert Bosch Automotive Steering, resultado da aquisição da participação de 50% da antiga joint venture a ZF Lenksysteme GmbH que mantinha com a ZF no regime 50-50 e concluída em 30 de janeiro deste ano (leia aqui). Em comunicado, a empresa informa que as subsidiárias da nova unidade de negócio espalhadas pelo mundo também mudarão seus nomes nas próximas semanas.

A nova unidade de negócio será administrada dentro do Grupo Roberto Bosch como uma divisão independente nomeada Automotive Steering. “Nós estamos adicionando uma nova e importante área de atuação para o nosso portfólio na forma de tecnologia da direção”, diz Dirk Hoheisel, membro do conselho de administração da Robert Bosch.

O negócio expandirá o know how do grupo no segmento de soluções para a mobilidade, com enfoque em sistemas de direção elétrica que visam economia e eficiência. Atualmente, sistemas de direção disponíveis pela empresa oferecem potencial de economia de até 0,8 litros de combustível por cem quilômetros, tecnologia utilizada para assistência ao motorista, direção automática e em veículos elétricos. “A chave para o sucesso no passado era focada em componentes. Hoje, os fabricantes que oferecem aos clientes sistemas inteligentes como soluções integradas em adição ao que já possuem, são os únicos a se beneficiarem do sucesso”, enfatiza Christian Sobottka, nomeado presidente da nova divisão Robert Bosch Automotive Steering.

No quesito pesquisa e desenvolvimento o foco estará no uso de software específico para conectar componentes e criar sistemas completos. Exemplo disso é a solução Servotwin, sistema de direção assistida elétrico-hidráulico desenvolvido ainda no âmbito da joint venture, que torna possível manobrar caminhão (e carreta) pelo smartphone, pronta para produção em série e marca a entrada na eletrificação de direção de veículos comerciais (leia aqui).

Hoje, a Automotive Steering gera cerca de 60% de seus negócios com sistemas de direcção eléctricos, que não é exclusividade de modelos premium: o sistema de direção elétrica compacta foi desenvolvida particularmente para carros mais populares nos mercados asiáticos, dando a clientes de veículos de custo menor os mesmos benefícios e vantagens desses novos produtos.



Tags: Bosch, ZF, joint venture, direção elétrica, Servotwin.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência