Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 09/03/2015 | 19h40

Goodyear apresenta pneu-conceito que gera eletricidade

O modelo, exibido em Genebra, abastece baterias de veículos elétricos

REDAÇÃO AB

A Goodyear lançou no Salão de Genebra dois conceitos que trazem à tona a questão do futuro da mobilidade. Seu principal projeto, chamado BH03, gera eletricidade por meio da ação de materiais que capturam e transformam a energia criada pelo calor da deformação do pneu em contato com o solo para poder abastecer veículos elétricos e híbridos. O outro projeto, nomeado de Triple Tube, é um pneu de três camadas internas, localizadas abaixo da banda de rodagem, e que se ajustar automaticamente e por conta própria em três posições diferentes, de acordo com as condições do pavimento da estrada e modo de dirigir do condutor.

Segundo Joe Zekoski, vice-presidente sênior e diretor técnico da Goodyear, esses lançamentos mostram os rumos futuros da companhia. “Estes pneus-conceito redefinem o papel que os componentes podem desempenhar no futuro, em que os nossos produtos se tornem cada vez mais integrados com o veículo e o consumidor, mais ecológicos e mais versáteis”, afirmou o executivo no evento, que completou dizendo que apesar de serem conceitos para o futuro, esses pneus representam aspecto essencial da estratégia de inovação da companhia.

PNEU ELÉTRICO

A Goodyear, na onda atual dos veículos elétricos e debates sobre o futuro da mobilidade, desenvolveu em seu centro de inovação, em Luxemburgo, o pneu que gera energia elétrica para abastecer as baterias do trem-de-força híbrido e também de outras tecnologias a bordo. Esse conceito gera eletricidade transformando o calor do rolamento e atrito do pneu com o solo e também a partir do material piezoelétrico, que transforma a pressão que é gerada da deformação da estrutura do pneu quando o veículo se movimenta.

Para Jean-Pierre Jeusette, diretor-geral do Centro de Inovação da Goodyear e desenvolvedor deste conceito, o conceito vai proporcionar inspiração para um produto a ser vendido no futuro. “Preocupações sobre energia e meio ambiente nos levaram a desenvolver este pneu-conceito que produz energia. Toda ideia futurista começa com um desafio para a sociedade, que pretendemos abordar enquanto trabalhamos para construir um futuro melhor”, comentou.

PNEU ADAPTATIVO

O Triple Tube é um pneu que infla e esvazia com base nas condições da estrada para proporcionar melhor desempenho e versatilidade para os motoristas e permite que o pneu prepare automaticamente a forma que precisa ter antes de entrar em uma curva ou enfrentar pistas molhadas, por exemplo.

São três as possibilidades de formatos diferentes. Posição ecológica/segurança: oferece menor resistência ao rolamento por meio da distribuição otimizada de rigidez. Também oferece melhor frenagem em piso seco por proporcionar maior área de contato do pneu com o asfalto. Posição esportiva: oferece aos motoristas melhor manobrabilidade em piso seco por meio de maior contato com a superfície usando uma forma cônica ativa. Posição de piso molhado: oferece alta resistência à aquaplanagem, por meio de uma banda de rodagem mais alta no centro do pneu, o que aumenta o seu diâmetro, resultando em uma pegada estreita e comprida.

O pneu depende de uma bomba interna que movimenta o ar da câmara principal para as três câmaras de ar individuais. As múltiplas câmaras de ar proporcionam maior mobilidade, pois, se uma delas furasse, o motorista ainda poderia continuar sua viagem. Finalmente, a parede lateral do Triple Tube pode ser personalizada para atender à aparência do raio e do aro de seu fabricante de equipamento original.

A composição do pneu-conceito Triple Tube também é totalmente sustentável e feita com sílica derivada de cinza de casca de arroz, uma tecnologia já anunciada pela Goodyear em 2014 (leia aqui).

A Goodyear afirma que os conceitos BH03 e Triple Tube são desenvolvimentos de “conceitos puros” e não serão produzidos.



Tags: Goodyear, elétricos, pneu, conceito, Joe Zekoski, Jean-Pierre Jeusette, sílica.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência