Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Legislação | 27/02/2015 | 19h38

Brasil e México: ainda sem conclusão sobre acordo automotivo

Para definir sobre cotas ou livre comércio, nova reunião está marcada para março

REDAÇÃO AB

Terminou sem acordo a reunião entre as delegações de Brasil e México para tratar do acordo automotivo realizada na sexta-feira, 27, na Cidade do México. Em comunicado conjunto divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) do Brasil e de Economia do México, os governos reforçam seu interesse em concluir as tratativas e informam que “as negociações avançaram e uma nova reunião bilateral está prevista para a segunda semana de março”, sem especificar onde acontecerá.

Esta foi a segunda reunião entre os dois países em menos de uma semana para discutr o Acordo de Complementação Econômica 55 (ACE 55), que estabelece as diretrizes sobre o comércio bilateral. O secretário executivo do MDIC, Ivan Ramalho, encabeçou a delegação brasileira, acompanhado pelo subsecretário geral da América do Sul, Central e Caribe, Antônio Simões, e outros representantes do MDIC, do Ministério da Fazenda, do Ministério das Relações Exteriores e das embaixadas de Brasil e México. A equipe mexicana foi liderada pelo Ministro da Economia, Ildefonso Guajardo Villarreal, além do subsecretário do Comércio Exterior, Francisco de Rosenzweig Mendialdua e equipe.

O acordo que determina cotas de importação de veículos do México para o Brasil sem a cobrança da taxa de importação foi assinado há três anos e tem vigência até 18 de março. A Anfavea, associação das montadoras no Brasil, defende a prorrogação do sistema de cotas por mais 5 anos (leia aqui).

Por sua vez, o México defende a volta do livre comércio entre os dois mercados, uma vez que o sistema de cotas reduziu significativamente as exportações do país (leia aqui).



Tags: Acordo automotivo, importação, imposto, Anfavea, México, Acordo de Complementação Econômica, ACE 55.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência