Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 27/02/2015 | 16h00

SKF comemora 100 anos de presença no Brasil

Empresa ingressou no País oito anos depois de sua fundação, na Suécia

REDAÇÃO AB

A SKF comemora 100 anos de presença no Brasil em 2015. A companhia chegou ao País oito anos após sua fundação na Suécia. Começou como uma loja de rolamentos na cidade do Rio de Janeiro, que importava componentes em diferentes medidas para abastecer o mercado nacional.

Para acompanhar a demanda com a formação da indústria automobilística na década de 1950, a empresa inaugurou em junho de 1963 sua primeira fábrica no Brasil, em Guarulhos (SP). A industrialização brasileira nas décadas seguintes exigiu novas instalações.

A unidade atual fica em Cajamar (SP). Além da produção de rolamentos para veículos leves, o local abriga a Solution Factory. Resultado de um investimento de R$ 10 milhões, o centro de soluções de customização de serviços de engenharia oferece reparo de fusos, corte de guias e fusos lineares, entre outros serviços, mais treinamento para técnicos e engenheiros. O grupo SKF tem faturamento global de mais de US$ 10 bilhões, está em 100 países com 140 instalações e 46 mil funcionários.

ORIGEM DO NOME

Em 1907, como consequência da manutenção constante nos teares da fábrica onde trabalhava, o engenheiro Sven Wingquist projetou e construiu o primeiro rolamento autocompensador de esferas. A inovação foi bem-sucedida e Wingquist começou a fabricar a peça em escala, dando início à Svenska Kullager Fabriken, ou Fábrica Sueca de Rolamentos.



Tags: SKF, rolamentos, Suécia, Cajamar, Sven Wingquist, Svenska, Kullager, Fabriken.

Comentários

  • Lucas

    O melhor rolamento das galaxias

  • João Valadão de Melo Júnior

    Eu e meu pai somos ex funcionarios da SKF do Brasil Rolamentos de Guarulhos S.P. A titulo de curiosidade, gostaria de saber se existe foto da planta da fábrica de Guarulhos. J. Valadão

  • Nancyde Carvalho Molina

    Devoà SKF meu conhecimento de organizacao, foi meu primeiro emprego, trabalhei como arquivista, meu pai, Tertuliano de Carvalho era o chefe do dpto do pessoal, mais dois irmaos , tbm foram funcionarios. Fui secretaria do sr.Lars Nordeberg, a SKF me proporcionou cursos na IBM do Brasil e assim iniciei minha vida profissional, obrigada SKF sua excelencia me ajudou muito.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência