Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
GM celebra 2 anos em Joinville com 110 mil motores

Indústria | 27/02/2015 | 14h48

GM celebra 2 anos em Joinville com 110 mil motores

Planta de Santa Catarina fabrica propulsores para Onix e Prisma

REDAÇÃO AB

Há exatos dois anos – em 27 de fevereiro de 2013 – a General Motors deu início às operações de sua nova fábrica de motores no Brasil, localizada em Joinville (SC). No período, a unidade produziu 110 mil propulsores, modelos 1.0 e 1.4, além dos cabeçotes de alumínio, que equipam os Chevrolet Onix e Prisma, montados na fábrica da GM em Gravataí (RS).

Com investimento de R$ 350 milhões, a fábrica ocupa uma área total de 500 mil metros quadrados, dos quais 200 mil metros quadrados foram destinados a preservação ambiental. É referência por ser a única do setor automotivo na América do Sul a receber a certificação internacional de construção sustentável Leadership in Energy and Environmental Design, da Leed Gold, em março de 2014, e a segunda da empresa no mundo: a primeira, em 2006, foi a unidade de Lansing Delta Township, localizada em Michigan, nos Estados Unidos.

Os processos de manufatura aplicados na linha de produção contribuem para manter os índices de sustentabilidade, como o teste frio de motores, que não utiliza combustíveis, evitando a emissão de gases poluentes. Somando outros processos, a planta alcançou economia de 13,8% e deixou de emitir 119 toneladas de CO2. O reuso de água totalizou 26 mil metros cúbicos por ano, volume equivalente ao consumo médio de 100 residências.

Em outubro do ano passado atingiu o status zero para resíduo em aterro. Possui ainda 1.280 módulos fotovoltaicos que ocupam uma área de 2.115 metros quadrados, que geram energia para toda a unidade industrial.



Tags: General Motors, GM, fábrica, motores, Joinville, Onix, Prisma.

Comentários

  • Jorge Pimentel de Morais

    Parabéns, General Motors e Joinvile! Além das contribuições relatadas na matéria, ainda as relacionadas aos fato de racionalizar a o processo de manufatura, montando os propulsores junto ao fornecedor do item decisivo - BLOCOS DE MOTOR - ainda aproxima-se da montadora de veículos, em Gravataí/RS.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência