Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 13/02/2015 | 16h45

MAN reforça sistema de partida em rampa

Dispositivo para câmbio automatizado agora também trava freio traseiro

REDAÇÃO AB

A MAN Latin America oferece um reforço do sistema de partida em rampa EasyStart: o novo dispositivo permite travar também os freios traseiros do veículo por até três segundos em aclives ou declives, a partir do acionamento da função por meio de um botão no painel. Atrelado à caixa de câmbio, o sistema, que está disponível para as versões automatizadas, garante que o veículo, seja caminhão ou ônibus, permaneça estável em rampas durante esse período, mesmo com o pedal do freio não acionado, enquanto o motorista faz a movimentação necessária ao controle de partida com o acelerador.

“O diferencial do sistema de série exclusivo da MAN com relação aos demais no mercado se deve à utilização de componentes do próprio sistema ABS, já disponíveis no veículo”, afirma Rodrigo Chaves, diretor de engenharia da MAN Latin America.

Em sua primeira versão, o EasyStart atuava apenas no freio dianteiro. Agora se estende ao traseiro. “O resultado comprova o esforço da MAN Latin America em, continuamente, incrementar seus produtos e serviços oferecidos aos clientes”, complementa o executivo.

Todos os veículos da marca, incluindo os caminhões e ônibus Volkswagen, são equipados com sistemas de freios ABS (sistema antitravamento), que impede o travamento das rodas durante uma frenagem excessiva, e o EBD (sistema eletrônico de distribuição de frenagem), que controla e gerencia a distribuição da pressão de frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro. Em alguns modelos, a montadora oferece o ATC (controle automático de tração), controlando a velocidade das rodas e o torque do motor a fim de evitar que o veículo patine em condições de piso escorregadio.



Tags: MAN Latin America, EasyStart, câmbio automatizado, caminhões, ônibus.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência