Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 12/02/2015 | 19h59

Nissan faz de Leaf laboratório de pinturas inovadoras

Modelo 100% elétrico testa tintas fosforescente e autolimpante

REDAÇÃO AB

Imagine um carro que brilha no escuro, utilizando a luz do raio ultravioleta armazenado durante o dia na pintura da carroceria. Agora imagine um carro com revestimento autolimpante, que repele água, óleo e outros elementos que normalmente sujam os veículos. Essas pinturas inovadoras existem e a Nissan começa a aplicar as duas fórmulas no mesmo modelo: o elétrico Leaf.

O trabalho do carro que brilha no escuro foi feito em conjunto com o inventor Hamish Scott, criador do Starpath, revestimento aplicado por spray que absorve a energia ultravioleta (UV) durante o dia e que brilha à noite, por oito a dez horas. Ele contém um produto natural muito raro denominado aluminato de estrôncio, que é sólido, inodoro, químico e biologicamente inerte. A pintura fosforescente tem sido aplicada em veículos há algum tempo, mas realizada por terceiros. A Nissan é a primeira fabricante a oferecer a tecnologia de fábrica e calcula que se fosse disponível comercialmente, a pintura iria durar cerca de 25 anos.

Já a versão autolimpante, cuja tecnologia vem sendo testada desde o ano passado (leia aqui) ganhou a oportunidade de ser mostrada pela primeira vez ao público: o Leaf preparado com a tinta Ultra-Ever Dry será exibida durante o Salão do Automóvel de Chicago, nos Estados Unidos, a partir do sábado, dia 14.

A tinta possui característica superidrofóbica e oleofóbica, produzida especialmente para repelir água e óleos. Ela cria uma camada protetora de ar entre a tinta e o ambiente externo, que para a água e afasta as marcas de sujeira da superfície. Fornecido pela Ultra Tech International, o revestimento tem sido testado pelo centro técnico da Nissan na Europa.

Segundo a montadora, a opinião do público com relação à tinta autolimpante tem sido considerada para futuramente oferecer a tecnologia como um opcional.

Veja abaixo os vídeos institucionais da Nissan sobre o Leaf que brilha no escuro e com a pintura autolimpante:





Tags: Nissan, Leaf, tinta, revestimento, autolimpante, fosforescente.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência