Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 09/02/2015 | 17h25

Vendas de veículos usados recuam 2,1% em janeiro

Índice não representa tendência de queda para o ano, aponta Fenauto

REDAÇÃO AB

Após encerrar 2014 com crescimento das vendas em 7,2% com relação ao no ano anterior (leia aqui) o segmento de veículos usados começa 2015 com queda. De acordo com dados divulgados na segunda-feira, 9, pela Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), as transferências somaram 1,04 milhão de unidades, volume 2,1% abaixo do registrado em igual mês do ano passado, quando foram vendidos 1,06 milhão de usados, incluindo automóveis, utilitários, caminhões, ônibus e motos.

Na comparação com dezembro, quando o setor anotou 1,28 milhão de unidades, a queda é mais acentuada, de 18,7%. Para o presidente da Fenauto, Ilídio dos Santos, o resultado não significa tendência de queda para os próximos meses do ano: “A acomodação no mês de janeiro não sinaliza uma possível retração do setor. Sabemos que nesse período os consumidores têm férias e despesas extras, o que pode fazer com que adiem um pouco a decisão pela compra de um veículo. Mas, pelo desempenho que o setor vem apresentando nos últimos dois anos, acreditamos que o seminovo é uma excelente opção para quem deseja ter um veículo com qualidade por um preço dentro de seu orçamento.”

A procura por modelos com até três anos de uso recuou 6,4% no comparativo anual de janeiro, passando de 300,8 mil para 281,5 mil unidades. Os modelos de quatro a oito anos foram os que mais venderam e apresentaram variação positiva: 397,7 mil unidades transferidas, volume 2,2% maior que o registrado em janeiro de 2014.

Por segmento, apenas o de comerciais leves apresentou alta nas transferências considerando o comparativo anual de janeiro: com 141 mil unidades, houve crescimento de 3,8% sobre as 135,8 mil unidades de janeiro de 2014. Enquanto isso, o de comerciais pesados apresentou a maior queda, de 9,5%, para 23,3 mil caminhões e ônibus.

O repasse de automóveis usados no mês passado ficou 2,8% abaixo sobre janeiro do ano passado, para 657,5 mil veículos. Já o segmento de duas rodas observou retração de 4,1%, para 212,5 mil unidades na mesma base de comparação.



Tags: Fenauto, usados, vendas, Ilídio Santos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência