Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Engenharia | 09/02/2015 | 16h10

MAN passa a fazer dimensionamento elétrico completo

Montadora deu início a novo projeto em laboratório da Delphi

REDAÇÃO AB

A MAN Latin America é a primeira montadora da América Latina a fazer o dimensionamento elétrico completo de um caminhão em fase de testes. O VW Delivery 8.160 foi o escolhido para dar o início a esse projeto, cujos resultados serão observados na linha de comercialização da família em 2015.

Toda a avaliação ocorreu em laboratório especializado da Delphi, em Jambeiro (SP), com acompanhamento de representantes da engenharia e qualidade da MAN Latin America. A iniciativa permite que a empresa consiga detectar possíveis problemas ainda na fase de desenvolvimento. Segundo a MAN, também permitirá redução de custos de material em até 10% para futuros projetos nesta primeira fase.

“Foram dois anos de estudos que nos possibilitaram readequar sistemas (...) O próximo passo é atender às demais famílias de veículos VW e MAN”, diz o vice-presidente de engenharia, Gastão Rachou. O teste ocorre de forma estática e engloba todo o sistema elétrico do veículo, que abrange mais de mil pontos de medição entre as áreas interna (cabine) e externa do caminhão.

As condições são fundamentadas nas relações de demanda versus capacidade, que permitem identificar ociosidades tanto na utilização de energia quanto em materiais da arquitetura elétrica do veículo. É possível também simular curtos-circuitos em todos os pontos para avaliar o grau de proteção e segurança do chassi.



Tags: MAN, MAN Latin America, VW, Volkswagen, Delivery, Delphi, Jambeiro, Gastão Rachou, sistema elétrico, cabine, chassi.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência