Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Carros 1.0: maior market share desde junho de 2012
Lançamentos como o New March de três cilindros devem manter aquecido o segmento 1.0

Mercado | 05/02/2015 | 17h17

Carros 1.0: maior market share desde junho de 2012

Segmento representou fatia de 39,4% das vendas em janeiro

MÁRIO CURCIO, AB

Os carros com motor 1.0 começaram o ano com fatia de 39,4% nas vendas de automóveis, a maior desde junho de 2012, quando esse segmento representou 40,4%. A participação dos carros de um litro vinha regredindo, mas mostrou sinais de recuperação durante o ano passado: “Isso ocorreu pela quantidade de lançamentos de 2014. Essa oferta estimulou a demanda”, afirma Luiz Moan, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

- Veja aqui os dados compilados pela associação dos fabricantes

Os 1.0 devem permanecer em alta este ano pela boa oferta de modelos e também por causa da volta à cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sem as isenções que ocorreram até dezembro. Em relação à possibilidade de, no futuro, ficar estabelecida maior tributação para carros 1.0 sobrealimentados (e por isso tão ou mais potentes que modelos com cilindrada mais alta), Moan disse: “Nossa carga tributária é a maior do mundo e vamos defender sua redução permanentemente.”

O presidente da Anfavea também citou o reflexo das novas regras que agilizam a retomada do veículo em caso de inadimplência: “De dezembro para janeiro, as vendas financiadas já cresceram de 63% para 66%." A alta aconteceu no sentido oposto do número total de licenciamentos, que teve grande recuo no primeiro mês de 2015, de 18,8% ante o mesmo mês do ano passado para 253,8 mil unidades.

A retração mais acentuada, de 28,8%, ocorreu no mercado de caminhões. A menor, 8,1%, foi para os ônibus. Os emplacamentos de automóveis caíram 18,6%. “Já esperávamos um primeiro trimestre muito ruim por causa das medidas macroeconômicas anunciadas pelo governo”, diz Moan.

Assista à entrevista com Luiz Moan, presidente da Anfavea:



Tags: Anfavea, 1.0, Luiz Moan, IPI, cilindrada, inadimplência, licenciamentos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência