Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 04/02/2015 | 19h14

Bosch conclui aquisição da ZF Lenksysteme

Especialista em sistemas de direção elétrica será nova divisão do Grupo Bosch

REDAÇÃO AB

A Bosch recebeu aprovação de autoridades antitruste para a aquisição total da joint venture que a empresa mantinha meio a meio com a ZF na ZF Lenksysteme (ZFLS), que produz sistemas de direção para veículos leves e comerciais em todo o mundo. A autorização significa que a Bosch passa a ter 100% das ações da empresa, que antes, na joint venture, eram de 50% para a Bosch e 50% da ZF. A unidade será incorporada ao grupo como uma nova divisão sob o nome Robert Bosch Automotive Steering GmbH, escolhido por meio de votação entre os membros da ZFLS.

Os sistemas de direção elétrica assistidos representam 60% dos negócios da nova divisão, que em 2013 registrou faturamento de € 4,1 bilhões, de acordo com o último balanço disponível. Com 13 mil postos de trabalho, a empresa está presente em oito mercados, entre Europa, Estados Unidos, China, Índia, Malásia e também no Brasil.

Segundo a Bosch, o sistema de direção elétrica, juntamente com o seu potencial para economizar até 0,8 litro de combustível por 100 quilômetros, será a base da tecnologia necessária para realizar uma série de outros sistemas de assistência ao condutor, incluindo a direção autônoma. A nova unidade também possui know-how de direção elétrica para veículos elétricos.

O foco das atividades de pesquisa e desenvolvimento tem sido no âmbito da criação de redes de componentes em sistemas completos controlados por software, como a solução que permite que um caminhão ligado a um reboque seja manobrado de fora do veículo por meio de um smartphone ou tablet. Graças ao desenvolvimento do sistema de direção elétrica hidráulica Servotwin para veículos comerciais, é possível fazer que este sistema opere em caminhões com mais de 40 toneladas métricas de volume. O protótipo foi apresentado no IAA 2014 (leia aqui).



Tags: Bosch, ZF Lenksysteme, joint venture, direção elétrica.

Comentários

  • sinésio rodrigues filho

    Sempre trabalhei em empresa com serviço autorizado ZF e BOSCH , agora será uma única bandeira.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência