Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 02/02/2015 | 19h00

Janeiro tem forte retração de vendas

Emplacamentos de veículos leves caem 18,6% sobre o ano passado

PEDRO KUTNEY, AB

Como já era amplamente esperado, as vendas de veículos leves tiveram forte retração em janeiro. O mês fechou com 243,9 mil emplacamentos de automóveis e utilitários, o que significou queda de 18,6% sobre o mesmo intervalo de 2014 e de 31% ante dezembro passado. Os dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) foram divulgados na segunda-feira, 2, pela Fenabrave, a associação dos concessionários.

- Veja aqui os dados completos compilados pela Fenabrave

Dois fatores combinados pressionaram o mercado para baixo: antecipação de compras em dezembro, de pessoas que correram às concessionárias para aproveitar os preços mais baixos com o desconto de IPI que acabou este ano; além do fato de historicamente janeiro ser um mês mais fraco, quando muitos clientes ainda estão em férias, existe acúmulo de contas a pagar, que competem com a compra de um carro novo. O cenário foi ainda agravado pelo baixo ritmo da atividade econômica que se arrasta desde o ano passado.

“Mesmo com dois dias úteis a mais em janeiro, houve antecipação de compras em dezembro por conta do fim do benefício do desconto de IPI, que voltou aos patamares normais a partir do dia 1º”, afirmou em nota o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr. “Além da sazonalidade (em janeiro), o baixo desempenho da economia em 2014 faz com que o consumidor pense mais na hora de assumir uma dívida de longo prazo. Esperamos que este cenário mude no decorrer de 2015”, acrescentou Assumpção Jr.

O dirigente aposta na ajuda da Lei 13.043/14, que entrou em vigor no fim de 2014 e facilita a retomada de bens inadimplentes por parte dos bancos. Para ele, o menor risco deverá, ao longo do ano, estimular a concessão de mais crédito no mercado, aquecendo o setor.



Tags: Emplacamentos, vendas, mercado, Fenabrave, Renavam.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência