Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
March com novo motor tem boa agilidade
Novos 1.0 chegam à rede em março

Lançamentos | 30/01/2015 | 22h00

March com novo motor tem boa agilidade

Compacto 1.0 de três cilindros agrada na cidade e melhora em consumo

MÁRIO CURCIO, AB | Do Rio de Janeiro (RJ)

O trabalho feito pelas engenharias do Japão e do Brasil para o New March 1.0 com motor HR10, de três cilindros, visava ao aumento de força em rotações baixas e economia de combustível quando comparado ao 1.0 anterior, D4D, de quatro cilindros, fornecido pela sócia Renault.

Atenção também foi dada aos níveis de ruído e vibração. A montadora reforçou o isolamento acústico e utilizou contrapesos tanto no volante do motor como na polia de amortecimento. Automotive Business dirigiu a novidade por cerca de 15 quilômetros e aprovou o desempenho geral do carrinho na cidade, especialmente com o ar-condicionado desligado. O ruído do motor ainda é um pouco alto, mas o funcionamento pareceu suave como o dos concorrentes Ford Ka, Hyundai HB20 e VW Up!

Nem tudo melhorou na comparação com o carro 1.0 de quatro cilindros, que, segundo a Nissan, acelera de zero a 100 km/h em 13,79 segundos quando abastecido com etanol. Com o três-cilindros o tempo subiu para 15 segundos, algo difícil de entender já que o mesmo torque (10 kgf.m) ocorre em rotações mais baixas e a potência subiu de 74 para 77 cavalos.

Em consumo, o New March 1.0 de três cilindros mantém a letra A no selo de eficiência energética. Na cidade faz 8,8 km/l com etanol e 12,9 km/l com gasolina. Na estrada, percorre 10,3 km/l com álcool e 15,1 km/l com o derivado de petróleo.

De acordo com dados da Nissan, o motor antigo vence o novo por 100 metros na medição com etanol na estrada, onde faz 10,4 km/l. Todos os New March (tanto 1.0 como 1.6) trazem agora o sistema Bosch Flex Start, que dispensa o tanquinho de gasolina para partida a frio. Os novos carros custam R$ 1,6 mil a mais que os anteriores. Na versão de entrada, que sai agora por R$ 35.990, o impacto foi de 4,6% (veja aqui os preços para a linha 2015 1.0 e 1.6).

Segundo a Nissan, o aquecimento do combustível pelo Flex Start começa quando o motorista vira a chave de ignição. Em alguns modelos equipados com essa tecnologia o processo se inicia com a abertura da porta ou quando ela é destravada pelo controle remoto.

O novo três-cilindros utiliza duplo comando de válvulas acionado por corrente metálica em vez de correia de borracha. “Com ele queremos oferecer o menor custo de manutenção da categoria”, recorda o gerente de produto Jean-Philippe Thery.

O três-cilindros Nissan tem comando de admissão variável assim com o EA 211 utilizado pela Volkswagen. No novo Ford Ka 1.0, tanto admissão como escape são variáveis.

Nissan New March 1.0 de três cilindros
Novo 1.0 de três cilindros trouxe economia e agilidade ao New March. Motor tem 77 cv e comandos de válvulas acionados por corrente metálica. Posição de dirigir ainda agrada, mas espaço traseiro só é bom para dois adultos.

A única mudança promovida no New March 1.0 foi mesmo no motor. A Nissan manteve os equipamentos das versões Conforto, S e SV. Já no carro básico, o ar-condicionado e a direção com assistência elétrica são itens de série. A posição de dirigir e o espaço dianteiro são bons. O banco de trás leva bem duas pessoas, com folga para os joelhos, mas em três o sossego acaba por causa da pequena largura interna. O porta-malas, de 265 litros, também é pequeno.

Desde o lançamento no Brasil, ocorrido no segundo semestre de 2011, o March teve cerca de 90 mil unidades emplacadas. O melhor ano foi 2012, com mais de 33 mil licenciamentos. Em 2013 foram 24,2 mil e em 2014, 24,6 mil. Embora sem cravar um número, a direção da Nissan acredita no crescimento de suas vendas este ano.

“Os concessionários não veem a hora de receber os 1.0 de três cilindros”, afirma Thery. A chegada à rede está prevista para março.



Tags: New March, três cilindros, HR10, D4D, Bosch, Flex Start, emplacamentos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência