Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Motores 3-cilindros mostram eficiência
Novo Ka levou nota A nos testes do Inmetro

Powertrain | 21/01/2015 | 18h53

Motores 3-cilindros mostram eficiência

Up!, Ka e HB20 1.0 têm bom desempenho nos testes do Inmetro

GIOVANNA RIATO, AB

A sétima etapa do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) trouxe os resultados de consumo e de emissões dos quatro carros equipados com motores 1.0 de três cilindros vendidos atualmente no Brasil. Hyundai HB20, Volkswagen Up!, Ford Ka e Kia Picanto tiveram a eficiência energética avaliada nos testes do Inmetro. Os resultados recebem nota que varia de A a E, sendo a primeira para o melhor patamar de consumo e de emissões e a última para o pior (leia aqui).

Com exceção do carro da Kia (nota C), todos os outros modelos três-cilindros testados tiveram nota A e impulsionaram melhorias em consumo de combustível e emissões de poluentes nos segmentos de subcompactos e compactos. O Inmetro aponta que os modelos classificados com selo A têm média de consumo de 12,2 km/l na cidade e de 14,9 km/l na estrada quando abastecidos com gasolina.

No caso de carros da categoria com nota E no programa, o consumo sobe para, em média, 10,9 km/l na estrada e 9,6 km/l na cidade com o mesmo combustível. Segundo o instituto, para o consumidor que roda cerca de 40 quilômetros por dia, a escolha de um modelo com melhor classificação pode representar economia de R$ 957 em um ano e superar R$ 4,8 mil em cinco anos.

A Ford deve ser uma das montadoras que vai destacar este aspecto para os clientes que visitarem sua rede de concessionárias, já que o novo Ka recebeu selo A em todas as suas versões nos testes do Inmetro. Lançado recentemente, esta foi a primeira vez que o carro participou do PBEV. A configuração SE, com motor 1.0 12V, transmissão manual e ar condicionado, mostrou consumo de 13 km/l na cidade e de 15,1 km/l na estrada quando o carro roda com gasolina. Com etanol o automóvel fez 8,9 km/l na cidade e 10,4 km/l em ciclo rodoviário.

Assim como aconteceu na bateria de testes realizada no ano passado, o Up! teve boa performance. O subcompacto da Volkswagen, que usa motor de três cilindros com bloco e cabeçote de alumínio, recebeu nota A em todas as suas versões. A configuração Take, com câmbio manual e ar-condicionado, circulou 9,2 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol. Os números chegam a 13,5 km/l e 14,6 km/l, respectivamente, quando o carro usa gasolina.

O Hyundai HB20 também se mostrou uma boa opção para os consumidores que buscam economia de combustível: todas as versões equipadas com propulsor 1.0 de três cilindros e 12 válvulas receberam nota A do Inmetro. A tecnologia do modelo garantiu que ele rodasse 8,3 km/l em ciclo urbano e 9,8 km/l na estrada com etanol. O autonomia sobe para 11,8 km/l e 14 km/l com o combustível derivado de petróleo.

Curiosamente, talvez por diferença na calibração, o Kia Picanto, que utiliza o mesmo motor do HB20, teve resultado bastante inferior. As versões do carro a venda no Brasil receberam nota C.

Para reforçar o coro dos compactos equipados com motores de três cilindros, chegará em breve ao mercado o Nissan New March (leia aqui) com propulsor 1.0 de três cilindros e 77 cavalos que a companhia começou a fabricar em seu complexo industrial de Resende (RJ). Com a novidade, o carro, que já ganhou selo A na etiquetagem veicular deste ano mesmo com o motor antigo, tem potencial para trazer mais avanços em eficiência energética.



Tags: motor, três ciclindros, etiquetagem veicular, eficiência energética.

Comentários

  • Rildo Santino de Melo

    Fiquei muito imprecinado com todos os carros, mas prefiro o ford ka asim que eu pder eu vou troca o meu ka 2011 mod 2012 por este novo.

  • Talita Gatti

    Muito bom ver a tendencia do HB20 com seu constante crescimento, a Hyundai está de parabéns com este modelo.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência