Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 18/12/2014 | 13h02

Sistema ESC é pouco presente em carros compactos

Recurso de segurança está 6% dos sedãs pequenos e 15 dos hatches

REDAÇÃO AB

Um levantamento do Centro de Experimentação e segurança Viária (Cesvi Brasil) revela que a oferta do Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC, na sigla em inglês) ainda é pequena nos modelos mais vendidos no Brasil. Entre os sedãs compactos, somente 6% dos carros levantados traziam ESC. O índice sobe para 57% nos sedãs médios.

No segmento com volumes mais expressivos de venda, o dos hatches compactos, o equipamento está em 15% das versões, mas nos 85% restantes o item não entra nem mesmo como opcional. Já nos hatches médios, em regra bem mais caros e equipados, 63% das versões analisadas tinham o item de série.

Entre os modelos esportivos e sedãs de luxo, 100% das versões traziam o ESC como equipamento de série. Segundo o Cesvi, entraram no estudo 297 modelos totalizando 940 versões, das quais 47,8% traziam o ESC de série. O número é alto por incluir carros e versões com menor volume de vendas e pouca representatividade.

De 2013 para 2014, a oferta de versões com o ESC passou de 432 para 449, alta de 4%. “Embora tímido, o crescimento indica que o equipamento começa a ficar mais difundido por aqui. Esperamos que tenha destino semelhante ao do ABS e do airbag, hoje obrigatórios. Por isso realizamos o levantamento”, afirma o diretor executivo do Cesvi, Almir Fernandes.

Embora interessante, o estudo do Cesvi deve ser visto com ressalvas por misturar entre os hatches compactos o Fiat 500 e o Renault Sandero, por exemplo. Também junta entre os sedãs compactos os Chevrolet Classic, Cobalt e Sonic. Outro pênalti está na inclusão no estudo da picape Peugeot Hoggar e da VW Kombi, ambas fora de linha.



Tags: Cesvi, Almir Fernandes, ESP, ABS, airbags, Cobalt, Fiat 500, Hoggar, Kombi, Sandero, Sonic, Classic, Chevrolet.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência