Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 02/12/2014 | 17h51

VW amplia lista de cores para atender mercado

Em cinco anos, oferta de opções foi aumentada em 77%

REDAÇÃO AB

A Volkswagen do Brasil tem ampliado a oferta de cores para atender a expectativa dos compradores de automóveis. Segundo a montadora, os lançamentos de 2010 resultavam em uma lista de 13 cores, que passaram a 23 opções em 2015, um crescimento de 77%.

O surgimento de novas cores baseia-se em tendências do mercado. “Para a VW do Brasil, o fundamental é que, além de tendência, a cor seja perene, agradável por muitos anos. Portanto, nem toda tendência de moda se aplica”, recorda o diretor de design, Luiz Alberto Veiga.

A supervisora de design e acabamentos da empresa, Marília Biill, conta que o verde é uma tendência de moda, porém com aceitação restrita no Brasil. O azul se mantém forte, em especial em tons mais escuros. “Em 2014, a marca apostou nos azuis, com destaque para o azul-acqua, exclusivo para o novo Fox, e o azul-cobalto, exclusivo para a SpaceFox”, afirma. Segundo Marília, o azul-night, ao lado do prata-lunar, é oferecido em quase toda a linha 2015”, disse.

A Volkswagen também busca manter espaço para as cores duradouras como amarelos, laranjas e vermelhos, geralmente oferecidos em versões mais esportivas. Para a nova Saveiro Cross e o Gol Rallye a VW lançou o laranja-canyon no lugar do laranja-atacama, que surgiu no CrossFox 2011. Para o novo CrossFox há o laranja-saara, com efeito metálico.

Vermelhos mais escuros agradam àqueles que gostam, mas nem tanto, de chamar atenção. Toda a linha 2015 conta com o vermelho-ópera, enquanto o vermelho-wine é exclusivo da nova Space Cross. Segundo os fabricantes de tintas, o vermelho e suas variações terão crescimento na América do Sul em 2015.

BRANCO MANTÉM ACEITAÇÃO

O branco-cristal tem presença forte nos carros VW e está entre os mais vendidos. Influenciado por automóveis importados de luxo, que valorizaram a cor nos últimos anos, o Brasil aderiu à moda e derrubou o estima de “cor de táxi”.

“Os tons de branco são muito democráticos e funcionam em praticamente todos os modelos da marca”, afirma Marília Biill. Pesquisas recentes das fabricantes de tintas Axalta e PPG apontaram branco e prata como as cores preferidas na América do Sul (veja aqui).

ENTENDA O PROCESSO DE CRIAÇÃO DAS CORES

A equipe de design e acabamentos da VW do Brasil desenvolve as cores da carroceria e também das peças plásticas internas e externas do veículo. A adoção de novas tonalidades ocorre de forma multidisciplinar, com o envolvimento das áreas de design, marketing, engenharia, compras, finanças e laboratório de materiais, entre outras, e em conjunto com parceiros externos, como os fabricantes e fornecedores de tintas e pigmentos.

O processo de desenvolvimento de novas cores parte de uma pesquisa de tendências de moda, consumo, comportamento e mercado. Com esses dados, os designers criam um briefing que orienta os fornecedores quanto às necessidades da montadora para os novos produtos. Para chegar a essas ideias, a designer responsável por cores, Telma Blasquez, e mais dois coloristas fazem testes, estudos e misturas de cores na cabine de pintura criada para a área de design.

O próximo passo fica por conta dos fabricantes de tinta: apresentar propostas ao design, que seleciona as amostras e solicita ajustes e correções de tonalidade, brilho e pigmentação, a fim de chegar a uma cartela de cores novas.

Os departamentos de engenharia e laboratório de materiais também orientam os fornecedores quanto às exigências técnicas relacionadas a emissões, durabilidade e demais especificações de qualidade das tintas, peças e pigmentos. Com isso, algumas melhorias de desenvolvimento são necessárias para ajustar cada proposta de cor e assim novas amostras são submetidas a testes e avaliações até que se chegue à aparência e aos requisitos técnicos necessários.



Tags: VW, Volkswagen, pintura, cores, Luiz Alberto Veiga, Marília Biill, Telma Blasquez, Axalta, PPG, Fox, CrossFox, SpaceFox, Space Cross, Gol Rallye, Saveiro Cross.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência