Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Sustentabilidade | 25/11/2014 | 19h57

Ilha Ecológica da Fiat completa 20 anos em Betim

Projeto da montadora recebe e recicla resíduos gerados na fábrica

REDAÇÃO AB

Fiat comemora os 20 anos de sua Ilha Ecológica, em Betim (MG). O projeto recebe todos os resíduos da fábrica de automóveis, que são reciclados ou reutilizados. O programa gera mais de 100 empregos , que cumprem, desde 2011, a meta Aterro Zero, garantindo o destino mais sustentável possível a 100% do material que vem da planta da companhia.

Entre janeiro de 2013 e setembro deste ano a Ilha Ecológica da Fiat gerou receita de mais de R$ 30 milhões com a venda de resíduos para diversos setores de reciclagem. A empresa aponta que muitas empresas deixam de extrair matéria-prima da natureza para reaproveitar os materiais. A companhia calcula que, desde o lançamento do projeto, em 1994, foram preservadas mais de 1 milhão de árvores como resultado da reciclagem de papel. No caso do plástico, estima-se que os materiais reciclados geraram a economia de 162 toneladas de petróleo. O isopor proveniente das embalagens de componentes automotivos também é reaproveitado no projeto e se torna matéria-prima dos produtos feitos por uma fábrica especializada em plásticos.

Os resíduos da fábrica destinados à reutilização se transformam em bolsas, necessaires e mochilas feitas por cerca de 20 mulheres que integram a Cooperárvore, cooperativa do programa social Árvore da Vida, desenvolvido pela Fiat. A companhia aponta que refugos da produção, como aparas de cinto de segurança e tecidos automotivos, viram produtos que são vendidos em todo o país, em um trabalho que já resultou na reutilização de 17 toneladas de materiais.



Tags:
Fiat, Ilha Ecológica, reciclagem, reutilização, sustentabilidade.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência