Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Continental quer sua fatia nos aventureiros
Medida 205/70 R15 do novo Continental é alternativa para o Doblò Adventure

Negócios | 19/11/2014 | 19h12

Continental quer sua fatia nos aventureiros

Conti Cross Contact AT pegará rivais da Pirelli, Bridgestone e Goodyear

MÁRIO CURCIO, AB | De Itatiba (SP)

A Continental desenvolveu para o Brasil cinco novas medidas do pneu Conti Cross Contact AT. Elas vão equipar veículos do segmento “aventureiro”, já que são apropriadas para rodar tanto no asfalto como fora dele. Os produtos começam a ser fabricados em Camaçari (BA). Num primeiro momento serão distribuídos somente no mercado de reposição, mas a empresa pretende fornecê-los como equipamento original ainda em 2015.

“Já submetemos algumas amostras a testes para que as montadoras conheçam o produto. A probabilidade maior é de equiparmos os lançamentos, mas tudo vai depender do mercado”, afirma o diretor-superintendente da Continental, Renato Sarzano, que aponta Fiat e Volkswagen como clientes prováveis.

Enquanto não se inicia a venda às montadoras, a fabricante trata de distribuir o pneu a seus cerca de 600 pontos de venda na soma das lojas-bandeira, das concessionárias e de outros canais. Os revendedores começam a receber em dezembro a primeira medida, 205/70 R15, aplicável à linha Fiat Adventure (veja a lista no fim do texto). De acordo com Sarzano, os preços serão compatíveis com os concorrentes Pirelli Scorpion, Bridgestone Dueler e Goodyear Wrangler.

“Até o fim de janeiro a rede será abastecida com as outras opções, inclusive para os novos EcoSport”, recorda o coordenador de produto Eduardo Roveri. A expectativa pelo mercado de reposição anima a Continental. “Considerando apenas os últimos quatro anos e o licenciamento somente de veículos desse segmento temos um mercado de 1 milhão de unidades”, recorda a gerente de marketing Carolina Wagner.

As novas medidas começaram a ser desenvolvidas em 2012 em Hannover, na Alemanha. “No confronto com os concorrentes, conseguimos um pneu com 18% mais tração e 20% superior na frenagem em piso molhado”, aponta Roveri em um gráfico que também coloca o Conti Cross Contact AT à frente dos rivais em silêncio de rodagem (10%), dirigibilidade na chuva (10%) e baixa resistência ao rolamento (acima de 10%).

QUEM PROCURA ESSES PNEUS

De acordo com pesquisas da Continental, os compradores desses pneus formam três grupos: o dos que moram na cidade e fogem para o campo vez ou outra ou nos fins de semana; o dos que usam o carro na terra e asfalto diariamente; e os que simplesmente gostam da aparência que esses pneus dão ao carro.

Em dois carros equipados com pneus Conti Cross Contact AT, um Renault Duster 1.6 avaliado na terra e um Fiat Doblò Adventure 1.8 no asfalto, ambos com câmbio manual, mesmo sem substituições de pneus ou confronto do estreante com os veteranos concorrentes, os novos Continental causaram boa impressão, especialmente pela boa aderência em subidas com terra batida e no asfalto com pista seca ou molhada.

O desenho da banda de rodagem desse novo pneu é bastante aberto na região dos ombros, o que ajuda no escoamento ou acomodação da água. A banda também tem várias arestas, que ajudam na tração e na redução das distâncias de parada.

O desenho tem três grandes blocos, dispostos de forma escalonada para reduzir a produção de ruído. O composto foi pensado para aumentar a resistência ao desgaste, a cortes e para garantir aderência em piso molhado. E a Continental também adotou larguras para a banda de rodagem muito próximas à largura total do pneu para garantir mais tração, maior área de contato e boa sustentação em piso instável como lama e areia.

VEJA ABAIXO AS NOVAS MEDIDAS E APLICAÇÕES:

175/70 R14 – Fiat Palio Trekking e Strada Trekking;
205/70 R15 – Palio Weekend Adventure, Doblò Adventure, Idea Adventure e Strada Adventure;
205/65 R15 – Ford EcoSport (até o modelo 2012);
205/60 R15 – VW Saveiro Cross e Cross Fox;
205/60 R16 – Novo Ford EcoSport e Fiat Palio Weekend Adventure.



Tags: Ford, Volkswagen, Saveiro, EcoSport, Continental, Conti Cross Contact AT, Pirelli, Bridgestone, Goodyear, Wrangler, Dueler, Scorpion, Carolina Wagner, Renato Sarzano, Eduardo Roveri, Fiat, Palio Adventure, Trekking, Renault, Duster.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência